Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Que dia triste


Um dos dias mais tristes para nosso esporte. A queda do avião que levava a delegação da Chapecoense para Medellin para a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional causou uma enorme comoção. Um grande vazio em todos nós. Parece que perdemos parentes queridos.

A Chapecoense vivia o melhor momento de sua história. Era um time disciplinado, bem comandado por Caio Júnior e admirado por todos. Fez um Brasileirão que serviu para mantê-la na elite e chegou com méritos a final da Copa Sul-Americana. A Chapecoense nunca caiu em sua história.

Confesso, foi difícil trabalhar. Foi difícil escrever essa coluna. Fiquei mais de sete horas no sofá do meu apartamento acompanhando tudo, em todos os canais. E sempre na torcida para que mais sobreviventes pudessem ser encontrados.

Os rio-clarenses ficaram ainda mais tristes, pois um dos mortos vestiu a camisa do Rio Claro FC. O atacante Thiaguinho estava vivendo um momento mágico. E tinha acabado de receber a notícia que seria papai pela primeira vez. O vídeo na internet emociona. Eu chorei muito ao ver.

E o que se falar do goleiro Danilo então, principal expoente dessa equipe? Claro que a vontade é de Deus, mas se aquela bola do San Lorenzo não fosse evitada de forma milagrosa pelo arqueiro aos 47 minutos do segundo tempo em Chapecó pelas semifinais, nada disso teria acontecido. Mas esse é o destino.

Entre os mortos está o maior goleador da história da Chapecoense: Bruno Rangel, de 34 anos, autor de 81 gols pela equipe alviverde. Jogadores marcantes perderam a vida como Ananias (autor do primeiro gol do Allianz Parque), Cleber Santana (várias vezes campeão), Kempes, entre outros.

Jogadores que vinham se destacando nesta temporada, como o zagueiro Thyego, os laterais Gimenez e Denner Assunção, o bom marcador Gil, enfim, vidas que foram ceifadas por esse trágico acidente aéreo.

E os jogadores que não foram relacionados e não viajaram, casos de Cláudio Winck, lateral e Martinuccio meia. O Instituto Médico da Colômbia acredita que a demora para o reconhecimento dos corpos seja de até três dias.

Da imprensa perdemos gente importante, como o narrador Deva Pascovicci, como o brilhante comentarista Mário Sérgio Pontes de Paiva e com profissionais competentes como Victorino Chermont, PJ, entre outros.
Bonito demais as mensagens de apoio de jogadores, ex-jogadores, dos times brasileiros e principalmente dos times mais famosos do mundo, como Barcelona e Real Madrid.

Que Deus possa confortar todas essas famílias. Que todas as homenagens possíveis possam ser feitas. Esse time tem que virar filme, livro, enfim, jamais deve ser esquecido. São verdadeiros heróis.

Bonita a atitude do Atlético Nacional de oferecer o título a Chapecoense. Da CBF que transferiu a final da Copa do Brasil para a outra quarta-feira e que suspendeu a rodada de fim de semana do Brasileirão, passando-a para o dia 11.

Estudam dar uma vaga a Chapecoense na Taça Libertadores de 2017. De que o time de Chapecó não caia nos próximos três anos do Brasileirão.

A melhor reflexão que li sobre o tragédia foi escrita por Arthur Crispin. É alguém que não conheço, mas seu texto foi brilhante. Faço questão de encerrar a coluna com ele:

“Costumo dizer que futebol é metáfora da vida e talvez por isso esse lance com a Chapecoense me deixa tão triste. Porque, por mais que torçamos pra Flamengo, Corinthians, Vasco, Palmeiras, Santos e outros grandes times, na vida a gente é mesmo uma Chapecoense. A gente sonha, luta, batalha, joga fechadinho na defesa, aguenta pressão no trabalho, salva bola em cima da linha no último minuto e quer ser campeão de algo, vibrar com a felicidade, alçar vôos altos. A gente é Chapecoense na vida porque, por mais que algumas vezes queira e em outras se sinta impotente, está lá, sempre na peleja. Nem sempre com torcida a favor, às vezes com o estádio da vida lotado, tentando virar o jogo fora de casa, mas estamos lá, buscando nossa realização, nosso conto de fadas. A gente adotou a Chapecoense porque ela é gente da gente. Com essa queda, a gente vê como se importa com bobagem, como perde energia com coisas pequenas, inclusive por aqui. Como a gente se demora em questões que não geram amor. “Donde no puedas amar, no te demores”. Já que vamos seguir na vida, é preciso ser mais Chapecoense. Se encontrar mais, sorrir mais, discordar quando for necessário, mas se respeitar mais. Cultivar os afetos, deixar os desafetos pra lá, nos livrar das âncoras e seguir com as velas. É preciso seguir, é preciso soprar. Vamo, vamo, Chape. Na metáfora dessa vida, jogo de futebol eterno, Chape somos nós.”

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Minha coluna de hoje


Mesmo não jogando um futebol exuberante e de encher os olhos, o Palmeiras foi campeão brasileiro com méritos após 22 anos. Ganhou pela eficiência e por não desperdiçar pontos bobos como fizeram Flamengo e Santos. Ganhou jogos cruciais e não deu chances aos rivais.
-------------------------------------
Na minha opinião, o volante Moisés foi o grande craque desse Brasileirão. Jogou demais. E olha que meu pai Edmundo Silva rasgava elogios a esse jogador desde os tempos de Portuguesa. Moisés chegou na surdina, ganhou seu espaço e virou peça fundamental no esquema tático de Cuca. É um jogador espetacular.
-------------------------------------
A bola tirada com o peito por Zé Roberto em cima da linha contra o Cruzeiro, em Araraquara, a substituição de Jaílson por Fernando Prass nos minutos finais contra a Chapecoense e consequentemente, Prass carregando Gabriel Jesus aos prantos no colo após a partida foram as imagens deste Brasileirão.
-------------------------------------
Minha seleção até aqui no Brasileirão tem: Vanderlei; Jean, Mina, Rodrigo Caio e Jorge, William Arão, Moisés e Camilo; Marinho, Fred (Dudu) e Gabriel Jesus.
-------------------------------------
Ontem surgiu a informação que Cuca estaria fora do Palmeiras. Já teria comunicado inclusive a diretoria que não renovará seu contrato para 2017. Iria para China atraído por uma proposta milionária. Mas o comandante disse que vai cumprir seu contrato até o dia 31/12 e que pretende conversar com o novo presidente Maurício Galiotte.
-------------------------------------
O mesmo Maurício Galiotte que deve anunciar um reforço de peso em sua apresentação no Palmeiras. Ele já adiantou que quer Paulo Nobre ao seu lado na administração do Verdão. Se Cuca sair, Róger Machado é o mais cotado para assumir.
-------------------------------------
Tchê Tchê foi o jogador do Palmeiras que mais jogou nesse Brasileirão. Esteve em campo em 36 dos 37 jogos até aqui. O polivalente só não atuou no dia 31 de julho, na derrota de 3 a 1 para o Botafogo, no Rio. Estava suspenso naquele dia.
-------------------------------------
Dos R$ 17 milhões que o Palmeiras receberá da CBF pela conquista do Brasileirão, quase R$ 9 milhões deverão ser repassados ao elenco. Quem jogou mais, ganhará mais. Sendo assim, Tchê Tchê, vice-campeão paulista com o Audax, literalmente acertou sua vida. Merecido. É um bom menino!
-------------------------------------
Depois de Tchê Tchê, quem mais jogou foi o zagueiro Vitor Hugo com 35 jogos. Moisés e Jean com 34 e Dudu, com 33 vem logo atrás. No gol, Jailson fez o 18º jogo, contra 15 de Fernando Prass, 3 de Vagner e um de Vinícius.
-------------------------------------
Veja que dado curioso. O Corinthians fez um Brasileirão bem abaixo do esperado. Concorda? Eu também. Mas jogando no Itaquerão seus números são quase idênticos ao da campanha do ano passado, que rendeu o título aos comandados do técnico Tite.
-------------------------------------
Este ano o Corinthians jogou 34 vezes no Itaquerão. Foram 24 vitórias, 8 empates e apenas 2 derrotas, um aproveitamento de 78,4%. No ano passado, com Tite, foram 25 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, ou seja, 79,3% de aproveitamento. Que coisa!
-------------------------------------
O empate sem gols com o Atlético/PR, sábado no Itaquerão, foi terrível e pode custar ao Corinthians uma vaga na Taça Libertadores da América. Timão terá que vencer o Cruzeiro, domingo no Mineirão e ainda torcer pelos tropeços do Atlético/PR contra o Flamengo, em Curitiba e do Botafogo diante do Grêmio, no Sul. Tenho certeza que Mano Menezes fará de tudo para vencer seu ex-time.
-------------------------------------
E o São Paulo hein? Quer dizer que o problema era realmente o treinador? Ricardo Gomes foi demitido e no primeiro jogo sem ele, sob os olhares de Rogério Ceni, o Tricolor derrota o Atlético/MG, em Minas, por 2 a 1, de virada. Jogador de futebol é a pior raça que existe. Sempre falei isso.
-------------------------------------
Que azar deu o goleiro Renan Ribeiro. Na terceira chance que teve como titular na meta do São Paulo, deslocou o dedo médio da mão esquerda no fim da primeira etapa contra o Atlético/MG. Denis, que estava no banco, retornou a meta. Mas Sidão está chegando. Agora vai!
-------------------------------------
Meu Vascão está de volta à elite. Foi merecido pelo primeiro turno que fez na Série B. As últimas rodadas foram de puro sofrimento. Time carioca caiu muito de rendimento e quase não subiu. A virada sobre o Ceará no Maracanã, com dois gols de Thalles, teve a cara do Cruz de Malta. Uma coisa é certa: meu coração está em dia.
-------------------------------------
Impressionante a conquista do XV de Piracicaba na Copa Paulista. O time de Cleber Gaúcho teve forças para buscar o gol de honra após estar perdendo por 3 a 0 da Ferroviária, sábado em Araraquara. Nos pênaltis brilhou a estrela do goleiro Mateus Pasinato. E lembrar que foi o Nho Quim que eliminou o Rio Claro nas semifinais.
-------------------------------------
Desculpe minha sinceridade, mas Felipe Massa está fazendo um enorme favor para o povo brasileiro ao se aposentar. Nunca gostei desse piloto. Não tem carisma. Te juro, prefiro mil vezes o Rubens Barrichello, mesmo com todo o azar que vem com ele. Sem brasileiros na F-1 em 2017, quero ver como ficará a TV Globo nessa.
-------------------------------------
Curiosidade do dia: Até 1922 a Seleção Brasileira não tinha um técnico propriamente dito. Havia uma comissão técnica que convocava, treinava e escalava o time, enquanto a pessoa habitualmente referida como “técnico” era apenas o representante do time dentro de campo, perante ao juiz, como fazem atualmente os capitães.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Minha coluna de hoje


Encontrei com Dedé Barbosa no Restaurante Guaíba, em Limeira. O treinador está chateado com o fim do basquete de Rio Claro. Ele confirmou que ainda não recebeu tudo aquilo que tem direito, mas acredita que pode receber uma parte até o final do ano. Pelo menos essa foi a promessa.
-------------------------------------------
Do elenco que vestiu a camisa do Rio Claro Basquete no último Campeonato Paulista, apenas o ala Matheus Dalla e o próprio treinador seguem desempregados. Dedé acredita que Dalla tem bom mercado e que em breve será anunciado por alguma equipe do NBB9.
-------------------------------------------
O ala/pivô Guilherme Teichmann foi para o Pinheiros. O pivô Daniel Alemão acertou com Brasília. O armador Gegê e o ala Gui Deodato se transferiram para Bauru, enquanto o ala Dedé Stefanelli está em Franca. Parece mentira que Rio Claro encerrou suas atividades. Lamentável.
-------------------------------------------
Dedé Barbosa sabe que seu futuro é na Gávea. Tudo leva a crer que José Neto assuma o comando da Seleção Brasileira de Basquete e que seu lugar seja ocupado pelo ex-técnico de Rio Claro, que é um flamenguista declarado. É uma questão de tempo. Dedé é idolatrado pelos rubro-negros e é quase uma unanimidade no Rio.
-------------------------------------------
Gostei da indicação de Ronald Penteado como novo secretário de esportes de Rio Claro. Conheço ele há muito tempo, pois foi meu amigo de infância. Boa gente, esportista nato e grande goleiro. Tem tudo para fazer um ótimo trabalho. Boa sorte amigo.
-------------------------------------------
Comercial de Ribeirão Preto, Sport Recife e Batatais. Esses serão os adversários do Rio Claro FC na Copa São Paulo de Juniores, a partir do dia 3 de janeiro. Pena que os jogos não serão no Schmidtão. A sede será Cravinhos e os jogos do Azulão serão transmitidos pela Rádio Pimba (www.radiopimba.com).
-------------------------------------------
Tava na cara que Rogério Ceni assumiria o São Paulo. Desde sua aposentadoria, o mito se preparou para isso. Fez estágio na Europa e chega com a missão de fazer o Tricolor voltar a conquistar títulos. Se vai dar certo é uma incógnita, mas seu espírito de liderança sempre fez a diferença.
-------------------------------------------
E de cara Rogério Ceni pediu a contratação do goleiro Sidão, ex-Rio Claro e que vem fazendo um grande Brasileirão no gol do Botafogo/RJ. Seu passe pertence ao Audax, vice-campeão paulista. Pelo que consta, a negociação estaria bem avançada.
-------------------------------------------
Marcelo Oliveira caiu no Atlético/MG. A queda de rendimento no Brasileirão, aliada a derrota para o Grêmio na primeira partida da final da Copa do Brasil por 3 a 1 em pleno Mineirão, pesaram demais para a decisão da diretoria. Essa é a cultura do futebol brasileiro. Não tem jeito.
-------------------------------------------
Faltando duas rodadas para o término do Brasileirão, 28 trocas de técnico foram feitas, segundo os números da Revista Placar. Internacional, Corinthians e Figueirense, com três trocas até aqui, são os recordistas.
-------------------------------------------
Palmeiras, Santos, Atlético-PR e Ponte Preta, com Cuca, Dorival Júnior, Paulo Autuori e Eduardo Baptista, respectivamente, são os únicos que mantiveram os treinadores até agora.
-------------------------------------------
O goleiro Danilo, da Chapecoense, merece uma estátua. A defesa que ele fez nos acréscimos contra o San Lorenzo foi simplesmente espetacular. Um verdadeiro milagre. O empate sem gols colocou o time de Chapecó na decisão da Copa Sul-Americana, uma vez que o time brasileiro empatou por 1 a 1 no jogo de ida, em Buenos Aires. Que festa linda.
-------------------------------------------
Mas nem tudo é festa em Chapecó. A Arena Condá não poderá sediar a decisão porque o estádio não comporta 40 mil lugares, exigência da Conmebol. Desta forma, o time de Caio Júnior enfrentará Atlético Nacional/COL ou Cerro Porteño em outro estado. Beira-Rio e Couto Pereira aparecem como opções.
-------------------------------------------
Quem sabe a expulsão de Pedro Rocha na final da Copa do Brasil contra o Atlético/MG sirva de exemplo para os atacantes. O gremista tirou a camisa para comemorar o segundo gol que marcou no Mineirão e recebeu o cartão amarelo. Na jogada seguinte cometeu uma falta e foi expulso. Não jogará a partida decisiva no Sul. Desculpa a minha sinceridade: bem feito.
-------------------------------------------
E o Renato Gaúcho hein? Impressionante o que ele consegue fazer. Pode ser folgado, mala, polêmico e outras coisitas mais, mas o cara tem estrela, principalmente quando comando o Grêmio. É um boleiro com etiqueta. Senti falta de sua filha ontem na comemoração. Aprendeu né?
-------------------------------------------
Enormes filas foram registradas em São Januário e no Maracanã. Motivo: a compra de ingressos para o jogo decisivo do Vasco da Gama, amanhã à tarde contra o Ceará. Em jogo o acesso para a Série A. Haja coração. Mas que está cheirando capotão queimado, isso tá.
-------------------------------------------
Os brasileiros Pedro Ribeiro e Julio Baptista não seguirão no Orlando City dos EUA em 2017. Os contratos não serão renovados.
-------------------------------------------
Curiosidade do dia: O atacante Ademir de Menezes é, até hoje, o único jogador brasileiro a marcar quatro gols em uma mesma partida de Copa do Mundo. Foi na goleada sobre a Suécia por 7 a 1, no dia 9 de julho de 1950, na fase final da competição.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Minha coluna de hoje


Ricardo Gomes foi demitido ontem no São Paulo. Para mim não foi surpresa. A verdade é uma só: a diretoria errou ao contratá-lo. Todos sabiam que o treinador estava debilitado em razão do AVC que sofreu quando ainda comandava o meu Vascão da Gama. Foi uma aposta errada, que custou caro ao Tricolor. Eu acho que o Pintado tem o perfil do clube e pode dar conta do recado. Mas Rogério Ceni vem aí.
-------------------------------------------------
Proposta baixa. Assim entendeu Celso Russo, pai do zagueiro Rodrigo Caio, na reunião que teve com Marco Aurélio Cunha para tratar da renovação de contrato do jogador com o São Paulo.
-------------------------------------------------
E olha que a diretoria tricolor teria oferecido o dobro do salário que ganha, um vínculo até 2019 e um aumento na multa rescisória. Hoje, Rodrigo Caio é o jogador mais valorizado do elenco, até por suas recentes convocações para a seleção brasileira.
-------------------------------------------------
Segundo informações, mesmo dobrando o salário do becão, Rodrigo Caio receberia menos do que R$ 350 mil, teto do clube. Em recente entrevista, o jogador reforçou o desejo de jogar na Europa.
-------------------------------------------------
Ridícula a atitude de alguns torcedores do Corinthians, segunda-feira no Itaquerão. Eles gritavam nas arquibancadas: "O Inter/RS vai cair igual ao Fernandão". Lamentável. O maior ídolo do Colorado morreu em um trágico acidente aéreo. Foi muita falta de respeito. Passou do limite.
-------------------------------------------------
Conselheiros do Corinthians protocolaram um requerimento pedindo a abertura do processo de impeachment do presidente do clube, Roberto de Andrade. Foram obtidas 63 assinaturas entre 345 integrantes do Conselho Deliberativo. Esse, muito provavelmente, foi o pior presidente da história do Timão.
-------------------------------------------------
Que coisa o Palmeiras. Tava lendo alguns números impressionantes sobre o Verdão neste Brasileirão. Em 36 jogos realizados até agora, nenhum jogador foi expulso. E olha que Cuca sempre cobrou raça de seus atletas. Para ele "não há bola perdida". Campeão no campo e na disciplina. 
-------------------------------------------------
O técnico Cuca pretende viajar para a Europa no ano que vem para fazer um intercâmbio com os treinadores, principalmente os italianos. Os planos foram revelados pelo próprio treinador em entrevista ao jornal italiano Gazzetta Dello Sport. Pra que?
-------------------------------------------------
Quatro jogadores desfalcaram o treino do Palmeiras ontem na Academia de Futebol. Edu Dracena, Mina, Tchê Tchê e Zé Roberto fizeram apenas atividades físicas, enquanto Cuca e Alberto Valentim organizavam um trabalho técnico no campo. Domingo tem a Chapecoense, às 17h, no Allianz Parque, no jogo do título.
-------------------------------------------------
Que Lucas Lima odeia o Palmeiras, isso a gente está cansado de saber. O meia sempre usou sua conta no Twitter para provocar os palestrinos, principalmente após as vitórias nos clássicos. Ontem, o ex-jogador da Inter de Limeira disse que o Santos joga mais bonito do que o Palmeiras e que por isso, o Peixe merecia o título. Ele tem razão em partes.
-------------------------------------------------
Uma bomba está prestes a explodir no Vitória. O jogador Victor Ramos teria jogado de forma irregular no Brasileirão e se, comprovado, o time baiano poderia ser rebaixado para a Série B, livrando o Inter/RS da degola.
-------------------------------------------------
A suposta irregularidade teria sido na transferência para o Vitória após o término de seu empréstimo ao Palmeiras, clube que atuou em 2015. Victor Ramos tem seus direitos ligados ao Monterrey, do México.
-------------------------------------------------
Ocorre que o atleta estava registrado na Fifa como jogador do Palmeiras, com contrato ativo com o Verdão. Tal transação teria sido feita sem seguir os passos recomendados pela entidade em uma negociação internacional. Só faltava essa. E o duro é que se os dois times forem para o tribunal, a corda sempre vai estourar para o lado mais fraco. Basta lembrar a Portuguesa.
-------------------------------------------------
No Rio Claro FC a informação que recebo é que os contratos dos zagueiros João Gabriel e Odair Lucas e dos atacantes Medina e Daniel Bueno, que se destacaram na Copa Paulista, foram renovados. Tem jogador famoso que pode pintar na Rua 9.
-------------------------------------------------
Hoje é quinta-feira e para quem gosta de assistir um joguinho na tv, temos apenas uma opção. Às 22h45, o Atlético Nacional recebe o Cerro Porteño na Colômbia pelo jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, empate por 1 a 1 no Paraguai.
-------------------------------------------------
A Justiça da Espanha recebeu acusação formal por parte da DIS contra Neymar, a família do craque e dirigentes de Santos e Barcelona por corrupção.O fundo de investimento pede que jogador seja condenado a cinco anos de prisão e fique impossibilitado de jogar futebol durante esse período.
-------------------------------------------------
Além disso, a DIS quer uma indenização entre 159 e 195 milhões de euros por conta da transferência do jogador para o futebol espanhol em 2013. A empresa também pede oito anos de prisão para o atual presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu, e seu antecessor no cargo, Sandro Rosell. E agora meu craque?
-------------------------------------------------
Curiosidade do dia: Serginho Chulapa é o maior artilheiro na história do São Paulo F.C. Ele disputou 401 partidas com a camisa Tricolor e marcou 243 gols.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Minha coluna de hoje


Atlético/MG e Grêmio começam a decidir hoje às 21h45, no Mineirão, o título da Copa do Brasil. O momento é do tricolor de Renato Gaúcho, mas se tivesse que apostar minhas fichas, seria no Galo, pelo elenco mais experiente. Cravaria 2 a 0 para o time de Marcelo Oliveira nesse primeiro jogo da final.
---------------------------------------
Vejo muita gente comentando de Cuca, Dorival Jr, Marcelo Oliveira, Zé Ricardo, entre outros, mas o técnico do ano no futebol brasileiro, na minha opinião, se chama Caio Júnior. O trabalho que esse treinador vem realizando na Chapecoense é espetacular. Digno de se tirar o chapéu.
---------------------------------------
Além de estar em situação confortável no Campeonato Brasileiro, sem correr riscos de rebaixamento, a Chapecoense recebe o San Lorenzo, da Argentina, hoje às 21h45, na Arena Condá, pelo jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, o time brasileiro arrancou um empate por 1 a 1, no Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires. Jogo perigoso para a Chape.
---------------------------------------
Palmeiras pode anunciar a qualquer momento a contratação do meia Alejandro Guerra, destaque do Atlético Nacional da Colômbia na conquista da Taça Libertadores da América deste ano. O venezuelano de 31 anos também interessa ao Santos.
---------------------------------------
Segundo informações, o time colombiano estaria pedindo R$ 7 milhões para liberá-lo. O Peixe se assustou com a pedida. Já o Verdão, não. Guerra, que marcou 8 gols em 30 jogos este ano, jogará o Mundial de Clubes da FIFA no final do ano pelo Atletico Nacional e só depois viria ao Brasil.
---------------------------------------
A CBF divulgou ontem que o gaúcho Anderson Daronco vai apitar Palmeiras x Chapecoense, domingo às 17h, no Allianz Parque, no jogo que pode dar o título brasileiro ao Verdão após 22 anos. Para isso, basta o empate.
---------------------------------------
Daronco foi eleito o melhor árbitro do Brasileirão do ano passado. Curiosamente, em 2014, a diretoria do Palmeiras pediu o afastamento do árbitro em jogos do clube, em razão de sua atuação no empate por 2 a 2 com o Flamengo.
---------------------------------------
Naquela ocasião, Daronco foi muito criticado por não ver o toque de mão do atacante Eduardo da Silva no segundo gol do Mengão. Além disso, não marcou um pênalti claro em Henrique.
---------------------------------------
Só quem é vascaíno como eu sabe a pressão que está em São Januário pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O Cruz de Malta recebe o Ceará, sábado à tarde no Maracanã, e precisa vencer para subir. Se empatar ou perder, terá que torcer para o Náutico não vencer o Oeste, na Arena Pernambuco. Time de Itápolis pode ser rebaixado em caso de derrota, pois o Joinville, que tem um ponto a menos, recebe o Vila Nova/GO.
---------------------------------------
Eurico Miranda, o todo poderoso chefão do Vascão, passou mal após a derrota em Criciúma e precisou de atendimento médico de urgência. A pressão controlada rapidamente evitou o pior. Em nota, a diretoria do Vasco informou que o polêmico dirigente está em "ótimas condições".
---------------------------------------
Clima tenso no Inter/RS, que está muito próximo de ser rebaixado pela primeira vez em seu história. A derrota para o Corinthians por 1 a 0, segunda no Itaquerão, complicou de vez o Colorado. O pênalti não existiu e os gaúchos têm motivo de sobra para reclamar com a arbitragem.
---------------------------------------
A delegação do Inter/RS achou que desceria tranquila no Aeroporto Salgado Filho por volta das 3h da madrugada. Ledo engano. Muito protesto, barulho e cobrança em cima dos jogadores. O Inter precisará vencer o Cruzeiro, em casa e o Fluminense, fora e torcer para o Vitória somar um ponto apenas, contra Coritiba, fora e Palmeiras, em casa.
---------------------------------------
Nenhum jogador foi mais rebaixado para a Série B do que Rafael Moura. O atacante colecionou sua quarta queda em 12 anos. Caiu com o Vitória em 2004, com o Paysandu em 2005, com o Goiás em 2010 e agora com o Figueirense.
---------------------------------------
A Portuguesa tem mais um problema burocrático para resolver. Além da sequência de rebaixamentos dentro de campo, e da possibilidade de ter o Canindé leiloado, a Lusa viu seu estádio ser interditado pela Federação Paulista de Futebol.
---------------------------------------
A Portuguesa não recebeu a permissão da Vigilância Sanitária para utilizar seu estádio. O órgão reprovou a Lusa em seu laudo e, com isso, foi definida a interdição do Canindé. Se não houver mudanças, a equipe não poderá jogar em seus domínios na Série A-2. Vale lembrar que dois de seus adversários serão Velo Clube e Rio Claro.
---------------------------------------
Marcelo Chamusca, que levou o Guarani a Série B do Campeonato Brasileiro, não renovou seu contrato com o time campineiro. Segundo informações, com a desistência da Magnum de investir no Bugre, o técnico não viu perspectivas para sua permanência. Chamusca estaria acertando sua transferência para o futebol chinês. Vadão, demitido da seleção feminina do Brasil, pode substituí-lo.
---------------------------------------
No Rio Claro FC, Cleber Alves se despediu ontem. O goleiro optou por deixar o Azulão, pois não vinha atuando como titular. A fase espetacular de Lucas Frigeri na Copa Paulista impedia que a Muralha Azul tivesse pelo menos uma chance. Cleber é limeirense e meu amigo há muito tempo. Torço demais por seu sucesso.
---------------------------------------
Curiosidade do dia: Quando o Internacional sagrou-se hexacampeão gaúcho em 1945, cada jogador recebeu um diploma com o título “Doutor em Futebol”. A analogia de 6 (seis) é referente ao tempo de duração para se formar doutor em medicina.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Minha coluna de hoje na Gazeta


Opa, estou de volta após um período de férias. Gostaria de agradecer imensamente o amigo Léo Mendes, o "prega fogo", que manteve os leitores do nosso querido Diário bem informado das notícias esportivas de Rio Claro, do Brasil e do mundo.
----------------------------------
Durante a semana vou trazer detalhes dos trabalhos que realizei nesses 30 dias de "férias". Fui para Maceió a passeio e a Recife para transmitir a Copa do Brasil de Futebol Máster pela AFIA TV. Um evento sensacional que reuniu craques do passado como Éder Aleixo, Flávio Conceição, Osvaldo, Paulo Sérgio, Sérgio Winck, Cláudio Adão, entre outros.
----------------------------------
Mas tem muito assunto hoje aqui na coluna. Antes de entrar no Brasileirão, ouvi a transmissão na íntegra de Rio Claro 1 x 2 XV de Piracicaba pela Rádio Pimba. Fiquei orgulhoso da minha equipe. Que show dos amigos Léo Mendes, Matheus Pezzotti e Edson Gomes. Foi de arrepiar. Profissionalismo puro.
----------------------------------
Lamentei muito a eliminação do Rio Claro FC. Tinha a convicção que o time de Sérgio Guedes decidiria o título pelo bom elenco que montou. A derrota em Piracicaba por 1 a 0 foi crucial. Estive no Barão da Serra Negra com a minha namorada Daniele e vimos o golaço de falta de Zé Matheus, meu amigo da Inter de Limeira.
----------------------------------
No jogo da volta, o Rio Claro FC saiu na frente com Odair Lucas, mas o XV foi cirúrgico e conseguiu a virada. Justamente com um gol de Rodolfo, atacante criado no Azulão. Mas tenho que parabenizar o elenco pela boa Copa Paulista que fez. Agora é preparar o time para a Série A-2.
----------------------------------
Ainda sobre o XV, o time piracicabano saiu na frente na final da Copa Paulista. Com dois gols do iluminado Rafael Gomes, o time comandado por Cleber Gaúcho venceu a Ferroviária por 2 a 0 e ficou próximo do título. O jogo no Estádio Barão de Serra Negra recebeu mais de 10 mil torcedores.
----------------------------------
Com esse resultado, o XV de Piracicaba poderá perder até por um gol de diferença na partida de volta, marcada para o próximo sábado, às 18h, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. A Ferroviária por sua vez, precisará vencer por três ou mais gols de diferença. O campeão terá o direito a escolher entre a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D.
----------------------------------
Parabéns Palmeiras pelo título do Brasileirão apenas 22 anos. Tudo bem que ainda falta um pontinho, mas só um milagre daqueles para tirar o merecido caneco do Verdão. A vitória sobre o Botafogo foi suada. Muito provavelmente a mais difícil até aqui.
----------------------------------
O Santos já está na fase de grupos da Taça Libertadores da América. Mas no domingo foi prejudicado no Mineirão. O gol do zagueiro Manoel foi irregular. O 2 a 2 praticamente tirou as chances do Peixe. O time praiano teria que vencer os dois jogos e o Palmeiras perder os dois.
----------------------------------
Tenho que ressaltar a coragem e a ousadia do técnico Dorival Júnior no Mineirão. Logo que sofreu o gol de Arrascaeta, imediamente ele sacou o zagueiro Fábian Noguera, que falhou no lance, e colocou Léo Cittadini. Com isso, recuou Renato para a zaga. Essa alteração colocou o Santos novamente no jogo. Sou fã do Dorival.
----------------------------------
E o Flamengo hein? O problema do Mengão se chama Maracanã. Jogando fora do Rio, o time de Zé Ricardo tem 78% de aproveitamento, com 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Já no palco mais conhecido do futebol brasileiro esse aproveitamento cai para 33%. Adeus título, mas como consolo uma vaguinha na Libertadores.
----------------------------------
Vamos ser justos: Flamengo foi líder do Campeonato Brasileiro por 19 minutos. O Palmeiras por 27 rodadas. INQUESTIONÁVEL! Título virá com festa diante da Chapecoense, no Allianz Parque.
----------------------------------
São Paulo colecionou sua 26ª derrota nesta temporada ao perder para a Chapecoense por 2 a 0, domingo à noite em Chapecó. A verdade é uma só: após o empate com o Grêmio por 1 a 1 no Morumbi, o desânimo bateu geral no elenco. Domingo tem o Atlético/MG em BH. Torcedor está rezando para o ano acabar logo.
----------------------------------
E que coisa: Denis voltou a ser criticado pela torcida são-paulina. O goleiro estava em paz após praticar verdadeiros milagres neste Brasileirão. Mas começou a falhar seguidamente. Toma uns gols que pelo amor de Deus. A diretoria promete bancar o arqueiro em 2017, mas existe uma ala que pede a contratação de um novo camisa 1.
----------------------------------
Desnecessária a declaração do zagueiro Diego Lugano. O uruguaio do São Paulo disse que Dunga é melhor do que Tite e que o atual técnico da seleção brasileira é um "encantador de serpentes". A única coisa que prestou de sua entrevista foi que ele aprova Rogério Ceni como treinador.
----------------------------------
Carlitos Tevez pode ganhar mais do que Cristiano Ronaldo. Isso mesmo. O argentino, ex-Corinthians, pode deixar o Boca Juniors para jogar no futebol chinês. Um time da Liga Asiática, ainda não revelado, teria feito uma proposta de 40 milhões de euros ao craque. Isso significa R$ 143 milhões. Caraca, é muito dinheiro.
----------------------------------
O corpo do personal trainer Róbson Albuquerque, o Robinho, foi sepultado ontem no Cemitério da Saudade em Limeira. O também instrutor de tênis da Academia BK lutou pela vida durante três dias após ser atropelado em frente a Academia One, onde trabalhava. Ele era meu amigo, treinava comigo e era muito querido na cidade. Uma grande perda.
----------------------------------
Gostaria de dedicar a coluna de hoje ao meu irmão Cleber, que completa hoje 38 anos. Não tenho palavras para definir sua importância em minha vida. Só tenho que agradecer a Deus por me dar um irmão tão abençoado.
------------------------------------
Curiosidade do dia: O Palmeiras foi o primeiro clube a sagrar-se campeão no Pacaembu. Na inauguração do estádio tivemos um quadrangular entre Palestra Itália, Corinthians, Atlético Mineiro e Coritiba. Na final, o Verdão (atual Palmeiras) derrotou o Corinthians por 2 a 1.