Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Minha coluna de hoje


Fazia tempo que eu não me emocionava com um esporte que não fosse futebol ou basquete. A medalha de ouro da judoca Rafaela Silva foi emocionante. Impossível não chorar. Foi lindo demais. A vida dessa atleta que mora na comunidade Cidade de Deus é sofrida. Agora, é campeã mundial e campeã olímpica. Merecido!

Achei sensacional a torcida brasileira gritar "Marta, Marta, Marta" durante o jogo do masculino, domingo à noite no Mané Garrincha. Isso mostra a total insatisfação com o futebol apresentado pelos comandados de Rogério Micale. Foi duro de assistir.


É difícil chegar a essa conclusão, mas acho que Neymar está fazendo mal ao Brasil. Talvez sem o craque do Barcelona nossa seleção tivesse uma sorte melhor nessa Olimpíada. Não é possível um ataque com Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar não marcar um gol sequer na África do Sul e no Iraque.

Um dos grandes responsáveis pelo 0 a 0 foi o goleiro iraquiano Mohammed Hameed, que fez, pelo menos, três excelentes defesas na partida. E esse goleiro foi treinado e preparado justamente por um brasileiro, ou melhor, por um limeirense. Marquinhos Domingues, ex-Inter de Limeira e Rio Claro, foi o responsável pela formação do arqueiro. Os dois trabalharam juntos de 2013 a 2015 no Al Short, do Iraque. 


Amanhã o jogo promete ser ainda mais tenso. O adversário é a Dinamarca, às 22h, em Salvador. Imagine só o Brasil sendo eliminado na primeira fase com esse esquadrão. Você pode até criticar, nada mais justo, mas lembre-se que tenho certeza que você concordou quando essa seleção foi convocada por Micale. Todos vislumbraram o ouro. Ainda dá.

Que coisa mais chata gritar "bicha" toda vez que o goleiro cobra o tiro de meta. Ridículo. Os mexicanos inventaram essa porcaria e os brasileiros copiaram. Outra coisa: ninguém mais respeita o Hino Nacional do Brasil. O jeito, infelizmente, era parar de executar.

No basquete, nossas duas seleções estrearam com derrota. A feminina, de Antônio Carlos Barbosa, perdeu para a Austrália por 84 x 66. No masculino, me assustei quando a Lituânia abriu 31 pontos, mas me motivei quando veio a reação e a diferença caiu para apenas 4 pontos. Vitória lituana por 82 x 76. Hoje, às 14h15, vamos encarar a poderosa Espanha. Pedreira.

Felipe Wu, de 24 anos, ganhou a medalha de prata no tiro com pistola de ar de 10m. Esse sargento foi o responsável por recolocar o Brasil no pódio olímpico da modalidade após 96 anos. E que amor que a esposa sente por ele. Bonito o amor entre ambos.

Justíssima a escolha de Vanderlei Cordeiro de Lima para acender a pira olímpica na sexta-feira. Tenho certeza que todo mundo estava esperando o irlandês aparecer durante o trajeto. Aliás, esse padre irlandês foi a melhor coisa que poderia acontecer na vida desse corredor brasileiro. Se ele tivesse conquistado o ouro naquela Olimpíada sem interferência do fanfarrão, seria apenas mais um atleta com medalha. Concorda?

Agora o torcedor do Palmeiras pode ficar tranquilo. O Verdão tem um substituto a altura de Fernando Prass. Jailson deixou uma boa impressão em sua estreia e deve permanecer na meta até o final do Brasileirão. Mesmo sofrendo um gol do Vitória, fez lindas defesas e já caiu no agrado. Ou seja, até um dia Vagner.


O São Paulo tem um Calleri melhorado. O tal do Chavez é um espetáculo. Em dois jogos marcou três gols. É um argentino que luta pela bola o tempo todo. Além disso, é oportunista. Bela indicação de Edgardo Bauza, que por sinal, não deixou saudade nenhuma.

A surpresa negativa da rodada, na minha opinião, foi a derrota do Santos em Minas Gerais. Tudo bem que eu alertei aqui na coluna que Enderson Moreira tinha arrumado o lanterna América. Mas a moleza dos santistas foi demais. Parecia que estavam brincando de rachão. Que decepção. 

O técnico Paulo Roberto Falcão foi demitido do comando do Internacional, menos de um mês após ter sido contratado. Ele não resistiu a campanha ruim no Brasileirão. No último domingo, o Colorado empatou por 2 a 2 com o Fluminense, no Beira-Rio, e está na 13ª colocação - dois pontos acima da zona da degola. Foram apenas cinco jogos no comando do time gaúcho, com dois empates e três derrotas.

No esporte local, mais uma vitória do Rio Claro FC na Copa Paulista, como eu já previa. Placar de 3 a 0 na lanterna Matonense, em Matão. Sexto jogo do Azulão sem a defesa sofrer gol. Ou seja, 540 minutos sem o goleiro Lucas ser vazado. Teve direito até a gol de bicicleta de Daniel Bueno. João Gabriel e Medina, de pênalti, completaram o placar.

Rio Claro FC lidera com folga o Grupo 2, com 16 pontos. A Ferroviária tem 14, o Comercial 11, São Carlos 8, Independente 6, Batatais 4 e Matonense 0. Time comandado por Sérgio Guedes volta a campo no sábado, às 18h30, contra o Batatais, no Schmidtão.

Neste Campeonato Paulista de Basquete não adianta só ganhar em casa. É preciso vencer fora também. Depois de perder em Osasco, Rio Claro foi derrotado em Sorocaba para a Liga Sorocabana por 77 x 63. Outra derrota que não estava nos planos. Amanhã, os comandados de Dedé Barbosa jogam em Franca. Aí sim é uma pedreira. Mas Rio Claro dá sorte contra os francanos.

Pouco depois de anunciar a contratação do meio-campista Paul Pogba, o Manchester United derrotou o Leicester por 2 a 1, em Wembley, e faturou a Supercopa da Inglaterra. É o primeiro título do técnico José Mourinho com seu novo clube. Os gols foram marcados por Lingard e Zlatan Ibrahimovic.

Curiosidade do dia: O goleiro Rodrigues que era titular do Vasco da Gama em 1945 comprou um bilhete da Loteria Federal, o qual saiu premiado e com isto ele ganhou duzentos mil cruzeiros, uma fortuna na época. Com isto pendurou a chuteira e nunca mais apareceu no clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário