Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Minha coluna de hoje


Confesso, não gostei em partes da convocação do técnico Tite. Não convocaria, por exemplo, os jogadores Daniel Alves, Marcelo, Giuliano, Lucas Lima, Gabigol e Taison. Levaria no lugar Victor Ferraz, Pedro Geromel, Wallace e Luan que vivem um bom momento.

Por outro lado, Tite acertou em convocar Fagner (Corinthians), Rodrigo Caio (São Paulo), Casemiro (Real Madrid) e Paulinho (Guangzhou Evergrande). Gabriel Jesus ainda é verdinho, mas será uma boa opção para o segundo tempo.

Com esses jogadores que Tite convocou, formaria a seleção assim: Alisson; Fagner, Miranda, Marquinhos e Filipe Luís; Casemiro, Paulinho, Renato Augusto e Philippe Coutinho; William e Neymar. Acho que dá para encarar Equador, em Quito e Colômbia, em Manaus.

Eu assisti o vídeo do Neymar discutindo com torcedores após a conquista do ouro no Maracanã. Precisava? Depois na entrevista disse: "Vocês terão que me engolir". A gente precisa de herói desse tipo? Minha resposta é não. Pra mim o Neymar forçou aquele choro no fim. Não foi natural. É muita mala reunida numa seleção só. E o tal do Gabigol então? Jesus amado. Essa medalha de ouro fará mal a essa geração.


Por outro lado, alguns jogadores da seleção brasileira me agradaram muito nesta Olimpíada. Por eles eu torci pelo ouro. Só por eles. Cito aqui o goleiro Weverton, os zagueiros Marquinhos e Rodrigo Caio, os volantes Wallace e Thiago Maia e o meia Renato Augusto. Esses são humildes ao extremo.

E como é o destino hein? Fernando Prass era para ser o goleiro do Brasil nos Jogos Olímpicos. Se machucou num treino e foi cortado. Weverton foi convocado, entrou com personalidade no time, só tomou um gol e ainda virou herói com um pênalti defendido na decisão contra a Alemanha. Eu acredito muito em destino.


Aí no dia seguinte a gente assistiu aquela maravilha do vôlei masculino. Vitória espetacular sobre a Itália por 3 sets a 0. O choro do Serginho foi real e sentido. Esse sim foi verdadeiro. Aos 40 anos, o líbero deu exemplo de liderança, companheirismo e amor a pátria. Pra ele eu tirarei o chapéu a vida inteira. Baita ser humano.

Marta foi outra que me emocionou ao pedir, chorando, que os brasileiros não abandonem a seleção feminina após a Olimpíada. Foi logo após a derrota para o Canadá, na decisão da medalha de bronze. O projeto da seleção permanente vai continuar. Quem garante é o coordenador da CBF, Marco Aurélio Cunha. Espero!


O Brasil teve sua melhor participação na história dos Jogos Olímpicos, terminando em 13º lugar. Foram sete medalhas de ouro, seis de prata e seis de bronze. Ou seja, o nosso país subiu 19 vezes ao pódio.

Mas o objetivo do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) era a conquista de 27 medalhas para que o Brasil terminasse a Olimpíada entre os 10 primeiros colocados. Veja bem, pelo investimento que é destinado ao nosso esporte, tá bom até demais. Não dá para comparar com as potências olímpicas.

Que bobeada deu o líder Palmeiras no domingo. Por duas vezes esteve à frente do placar contra a Ponte Preta e cedeu o empate. Sistema defensivo ainda é o maior problema de Cuca. No fim de semana tem o Fluminense, fora de casa, já com o retorno de Gabriel Jesus.

Corinthians vendendo André ao Sporting de Portugal por 14 milhões de reais: 7 em dinheiro vivo e 7 no perdão da dívida de Elias. Negócio espetacular!


Não estive em Araraquara, mas meus companheiros Léo Mendes e Matheus Pezzotti, da Rádio Pimba, disseram que o Rio Claro FC foi "garfado" pelo árbitro na derrota por 1 a 0 para a Ferroviária pela Copa Paulista. Fim da invencibilidade do Azulão e primeiro gol sofrido pelo goleiro Lucas, após quase 700 minutos sem buscar a bola na rede.

Dos lances capitais, o árbitro teria anulado um gol legítimo de Lucas Xavier no segundo tempo. Além disso, teria deixado de marcar um pênalti sobre o mesmo atacante. Vale lembrar que o time de Sérgio Guedes também desperdiçou um pênalti com Franco.

Mesmo com a derrota, Rio Claro segue na liderança do Grupo 2. Nos outros dois jogos: Independente 4 x 0 Matonense (foi no Schmidtão) e Batatais 0 x 2 Comercial. Na classificação: 1) Rio Claro 19, 2) Ferroviária e Comercial 17, 4) Independente e São Carlos 9, 6) Batatais 4 e 7) Matonense 1. Rio Claro folga na próxima rodada e poderá perder a ponta, caso haja um vencedor no jogo Comercial x Ferroviária.

Se é verdade, eu não sei. Mas segundo uma fonte bastante confiável, o tal "pagode" estaria atrasado no basquete de Rio Claro. Talvez isso explique o começo ruim da equipe no Campeonato Paulista de Basquete. São três vitórias e cinco derrotas. Desempenho bem abaixo do esperado.

No sábado, sem a presença do armador Eric Tatu, lesionado, Rio Claro perdeu para Mogi das Cruzes, no Felipão, por 75 x 69. Me disseram que a equipe rio-clarense jogou bem, mandou no jogo e tomou a virada no fim. Essa derrota eu acho normal, até pelo nível do adversário.

Não é normal Rio Claro perder para Osasco e Liga Sorocabana como perdeu. Sinto que Dedé Barbosa anda incomodado. Pelos anos que conheço o treinador, a situação não está do jeito que ele quer. Sábado, às 18h, tem a Liga Sorocabana no Felipão. Vitória na certa.


Curiosidade do dia: Pênalti a favor do Botafogo da Paraíba. O goleiro do Treze que costumava jogar de boné por causa do sol, jogou o boné no fundo da rede e se preparou para a defesa. O árbitro apitou, o atacante bateu e o goleiro defendeu. Em meio aos cumprimentos de seus companheiros, o goleiro, distraído, foi com bola no fundo da rede buscar seu boné. O árbitro de imediato deu gol ao Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário