Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2016

Minha coluna de hoje


Palmeiras e América/MG abrem hoje a 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h30. O jogo foi antecipado porque amanhã no Allianz Parque será exibido o filme "Independence Day - o Ressurgimento". Diretoria ficou com medo que a torcida palmeirense protestasse durante o filme se o jogo do Verdão fosse marcado para amanhã no Pacaembu.

É incrível como a arbitragem está "metendo a mão" no Palmeiras. É que o time formado por Cuca é muito bom e não lidera por acaso. Tem tudo para ser campeão. O gol de Grafitte estava impedido. E se não fosse o goleiro Fernando Prass com dois milagres, o time pernambucano saia do Allianz Parque pelo menos com um ponto. Vitória importante por 3 a 1.

Cuca gosta de ficar mexendo no time. Isso confunde a cabeça de quem brinca de Cartola. O atacante Dudu por exemplo, "mitou" na rodada, mas quase ninguém o escalou porque "não estava verdinho". Hoje, deve ser um dos mais escalados ao lado de Gabriel Jesus. Eu coloquei os dois ao lado do Luan, do Grêmio.

O América/MG, atual campeão mineiro, vem de vitória sobre o Coritiba por 2 a 1, em casa, mas é um sério candidato ao rebaixamento. Deve ser goleado facilmente no Allianz Parque. Apostaria num 3 a 0 fácil fácil. Palmeiras ganhou os últimos cinco jogos como mandante.

Desde 2001 o Palmeiras não tinha um início tão fulminante no Brasileirão. Já são 6 vitórias, 1 empate e apenas 2 derrotas, além de 19 gols marcados (melhor ataque). Naquela ano foram 7 vitórias, 1 empate, 1 derrota e 21 gols marcados.

Emocionante a homenagem prestada ao técnico Tite antes da partida contra o Botafogo, no Itaquerão. Confesso, chorei. Foi bonita demais. E olha que o técnico se segurou bastante. Tite foi, é e sempre será o maior técnico da história do Timão. Seria como Rogério Ceni no São Paulo, Pelé no Santos e Marcos e Ademir da Guia no Palmeiras.

Se fizermos uma enquete com a torcida do Corinthians, muito provavelmente 98% diriam que não gostaram da contratação do técnico Cristóvão Borges. Achei que foi desespero de causa do Timão, após as negativas de Roger Machado, Eduardo Baptista, Fernando Diniz, Sylvinho e André Villas Boas.

Difícil escolher um técnico com o perfil de Tite. A cobrança em cima de Borges será gigantesca. Terá que ter muito jogo de cintura. Mas ele é um monge. Convenhamos, o Corinthians não tem um time para ser campeão. Tite fazia milagre com o que tinha nas mãos. Não precisar ir longe: o Timão tomou sufoco do Botafogo em casa.

Seja sincero meu amigo leitor, você acha que jogadores como Balbuena, Yago, Pedro Henrique, Rodriguinho, Lucca, Romero, Marlone, André, entre outros, merecem vestir a camisa do Corinthians? É time para ficar exatamente no meio da tabela, sem vaga na Libertadores. Vai acostumando torcedor.

Alguém precisa conversar com o Calleri. Não é possível um atacante tomar tantos cartões quanto ele. O argentino tem sangue quente e reclama o tempo todo com a arbitragem. Mesmo marcando os dois gols, ele prejudicou o São Paulo em Brasília. Se ele não fosse expulso, Tricolor "mataria" o Flamengo nos contra-ataques.


Paulo Henrique Ganso cresce a cada jogo. Que estilo. Que categoria. Que visão de jogo. Que maestro. O meia será titular com Tite na seleção brasileira. Basta continuar jogando assim. Quinta tem o Sport no Morumbi.

Não achava que o Santos fosse perder em Curitiba no sábado. Mas a ausência de Lucas Lima pesou na balança. O jogador preferiu não jogar para fazer um trabalho específico de condicionamento físico. A verdade é que o ex-meia da Inter de Limeira caiu muito de produção, principalmente após se lesionar na final do Paulistão. Não é mais o mesmo. E tá muito "metidinho" pro meu gosto.

O Santos tem uma safra muito boa de garotos. Zeca, Luiz Felipe, Thiago Maia, Léo Cittadini, Serginho e Diego devem reforçar o caixa do clube nos próximos anos. Sem contar a principal joia da Vila que é o atacante Gabigoll. É só a diretoria não vacilar nos contratos, como o de Neymar por exemplo.

Estados Unidos e Argentina se enfrentam hoje, às 22h, pelas semifinais da Copa América Centenário. Na fase anterior, os americanos eliminaram o Equador (2 x 1), enquanto os hermanos golearam a Venezuela (4 x 1). Amanhã, às 21h, jogarão Colômbia x Chile.

Pela Eurocopa, definições de mais dois grupos hoje. Pelo Grupo C, às 13h - Ucrânia x Polônia e Irlanda do Norte x Alemanha. Na classificação: 1) Alemanha e Polônia 4, 3) Irlanda do Norte 3 e 4) Ucrânia 0. Pelo Grupo D, às 16h - Croácia x Espanha e República Tcheca x Turquia. Na classificação: 1) Espanha 6, 2) Croácia 4, 3) República Tcheca 1 e 4) Turquia 0.

Muito merecido o título do Cleveland Cavaliers na NBA. Após estar perdendo a série final melhor de sete por 3 a 1, o time de LeBron James conseguiu uma virada heróica para 4 a 3. Confesso, estava torcendo para os Cavs, mesmo sabendo que os brasileiros Leandrinho e Anderson Varejão estavam do outro lado. O King merecia levar esse título para sua casa, como prometeu em seu retorno.


Aliás, Varejão não é mais o mesmo. Todo atrapalhado, lento e sem noção de ataque. Leandrinho por sua vez, mandou bem, porém foi pouco aproveitado. Na minha opinião, o MVP das finais deveria ser Kyrie Irving. De qualquer forma, chega ao final mais uma temporada do melhor basquete do mundo. E diga-se de passagem, e que temporada.

No basquete brasileiro, a Paschoalotto deixará de ser o patrocinador máster do Bauru Basquete. Desta forma, os contratos de Ricardo Fischer, Alex, Léo Meindl, Jefferson e Rafael Hettsheimeir estão por hora rescindidos. A Claro pode ser o novo patrocinador da equipe. Mesmo com essas notícias, Bauru disputará o Campeonato Paulista, a Liga das Américas e NBB9 normalmente.

Já Brasília renovou o contrato do armador Fúlvio. O limeirense se junta a Deryk Ramos, Pillar e Jefferson Campos que também tiveram os contratos renovados. Entre os reforços do time candango estão o ala Alex (ex-Caxias) e os pivô Fab Mello (ex-Boston da NBA) e Lucas Mariano (ex-Mogi das Cruzes).

Curiosidade do dia: A primeira partida internacional do Corinthians foi dia 22 de agosto de 1914. Neste dia, o Timão recebeu no Parque Antarctica o time do Torino, da Itália, e o placar foi de 3 a 0 para os italianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário