Pesquisar este blog

domingo, 29 de maio de 2016

Minha coluna Pimba de hoje

Estou de volta a Limeira após uma semana na República Dominicana transmitindo minha sexta Copa Máster pela AFIA (Associação de Futebol Internacional Amador). As outras edições foram no México (duas vezes), Espanha, Portugal e Panamá.

Mais uma vez, ex-craques marcaram presença no torneio. Destaques para Ataliba, Carlinhos, Sérgio Duarte, Juari, Lima, Nenê, Kena, Marcelinho, Aguinaga, entre outros.


Foi a maior maratona que enfrentei em toda minha vida. Narrei 15 jogos em 5 dias. Já cheguei a narrar 30 em 8 dias. Acontece que do Hotel Be Live Canoas onde fiquei hospedado até o Estádio Felix Sanchez, em Santo Domingo, palco dos jogos, eram 2h30 de viagem. Ou seja, passava 5 horas do dia dentro da van da TV Cidade. A gente acordava às 4h e encerrava os trabalhos às 19h.

O trânsito em Santo Domingo é maluco. Sem brincadeira, mas lembra muito o da Índia. Pode passar pela direita e andar a 200 km por hora. Não vi um semáforo sequer, muito menos radar. Sem contar que os motociclistas não usam capacete. É de outro mundo. 

Sobre o país, é muito luxo em Punta Cana, com empresários esbanjando dinheiro a torto e a direita, sempre acompanhados de mulheres mais jovens e espetaculares. Por outro lado, muita pobreza no centro de Santo Domingo. Culpa da "invasão" de cerca de quatro milhões de haitianos. A Favela da Rocinha é o Morumbi perto de lá.

Mas valeu a pena. É mais uma experiência internacional. Mais amigos que fazemos e cada vez mais o nosso trabalho é reconhecido e valorizado. Só no chat da Copa tivemos mais de cinco mil mensagens. 

Talvez a grande surpresa do torneio foi o vice do Santos na categoria Gold. Time praiano montou um timaço e perdeu a final para o Uno de Curitiba por 1 a 0, com um gol de pênalti. Nas outras categorias os campeões foram Banespa/SP (Diamond), Engemon/SP (Silver) e G40/RS (Platinum). A próxima será no mês de novembro em Recife.

Outra coisa me chamou a atenção. Visitei três vezes a Vila Olímpica de Santo Domingo, construída para os Jogos Pan-Americanos de 2003. O complexo é fora de série. Um exemplo. Os atletas de todas as modalidades iniciam seus treinamentos às 6h30. 

O futebol é apenas o quinto esporte na República Dominicana. A Liga local foi criada apenas no ano passado. Beisebol, boxe, vôlei e basquete estão bem à frente da modalidade mais praticada no Brasil.

Hoje, às 11h, no Pradão, o Guaratinguetá, que recentemente firmou uma parceria com o Independente, recebe o Juventude de Caxias, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Na estreia o Guará foi goleado pelo Guarani, em Campinas, por 4 a 0.

Já o time feminino do Independente recebe a Francana, hoje às 15h, no Pradão, pelo Campeonato Paulista. Galo perdeu os seis jogos que disputou e segue sem marcar um único gol, tendo sofrido 41. Já o time de Franca soma 7 pontos, em 5º lugar no Grupo 1.

A Tomahawk enfrenta o Empyreo Leme Lizard's, hoje às 14h, no Clube de Campo Empyreo, em Leme. A equipe limeirense de futebol americano precisa da vitória para se classificar na V Super Copa São Paulo. Boa sorte rapaziada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário