Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Limeirense Maíla Machado consegue índice para sua 3ª Olimpíada


A limeirense Maíla Paula Machado, de 35 anos, está tendo uma temporada cheia de vitórias e superações. Voltando de uma delicada cirurgia no tendão de Aquiles, a atleta tem conseguido surpreender a todos.

Em sua última oportunidade, obteve índice para ser convocada para a Seleção Brasileira e representar o país no Campeonato Ibero-Americano, disputado no fim de semana no Estádio Olímpico do Engenhão, no Rio de Janeiro.

Competindo com as melhoras atletas dos países que falam a língua portuguesa e outros convidados, Maíla foi brilhante. Não só subiu ao pódio, como foi medalhista de prata na difícil prova dos 100m com barreiras.
Com isso, também conseguiu atingir o tempo necessário para participar de sua terceira Olimpíada. A limeirense registrou o espetacular tempo de 12seg99 centésimos, ou seja, um centésimo melhor que o índice exigido, de 13 segundos.

Nascida em Limeira no dia 22/02/1981, Maíla Machado ainda detém o recorde sul-americano indoor, obtido em Moscou em 2006. Em pista coberta, registrou o tempo de 8seg08.

Maíla disputou sua primeira Olimpíada em 2004, em Atenas, na Grécia. A limeirense não conseguiu igualar seu feito no Mundial de Paris em 2003, quando foi semifinalista. Com o tempo de 13seg35, ficou em penúltimo lugar em sua bateria. Eliminada, terminou na 27º posição na classificação geral da modalidade.

A classificação para Pequim em 2008 veio durante as provas do Troféu Brasil. Maíla foi a primeira colocada nos 100m com barreiras, com o tempo de 13seg02, conseguindo o índice B olímpico e a chance de defender o Brasil novamente nas Olimpíadas.

A limeirense de 1m67 e 63 kg assumiu o posto de melhor barreirista do Brasil após a suspensão de dois anos aplicada a Maurren Maggi por doping, às vésperas do Pan-Americano de Santo Domingo em 2003.

Em Pequim, em sua segunda Olimpíada, a limeirense não largou bem na fase eliminatória, cruzando em sétimo lugar, com o tempo de 13seg05. Desta forma, não disputou a semifinal, terminando em 33º lugar na classificação geral.

O atletismo brasileiro deverá ter um número recorde de representantes. Faltando ainda quase dois meses para o fim do período de qualificação, que se encerra em 11 de julho, o Brasil já tem 61 vagas garantidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário