Pesquisar este blog

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Minha coluna Pimba de hoje

Se tem algo que me irrita em uma jornada esportiva é quando o jogador se recusa a falar com a imprensa após o jogo, principalmente após uma derrota. Quando ganha, dificilmente isso acontece. Fazem até fila para falar.

Tem atleta que passa reto e nem satisfação dá ao repórter, que fica falando sozinho. E olha que meus amigos César Roberto e Denis Suidedos andam bastante pacientes. Eu já chutava o balde. Se um jogador recusasse a falar comigo, nunca mais o entrevistaria, nem que fizesse cinco gols no jogo. Já fui repórter e por 10 anos.

O jogador precisa entender que estamos no mesmo barco e que torcemos pela vitória dos dois times da cidade. Também ficamos chateados com a derrota, mas nem por isso, deixamos de analisar o que aconteceu de errado.

Viajamos horas e horas e deixamos nossa família em casa, tudo isso para deixar o torcedor que está em Limeira bem informado. Ainda dá tempo de mudar, pois estamos apenas na sétima rodada.


Agora, verdade seja dita. Se tem um jogador em Limeira que nunca deixou de nos dar uma entrevista, este é o goleiro Marcelo Bonan. Nas três goleadas que o Independente levou, em todas elas o arqueiro atendeu Denis Suidedos e sempre com muita serenidade. Nota 1.000 fera.

Marcelo Bonan é um dos jogadores mais espetaculares que conheço. Que baita ser humano. Aliás, acho que seria um ótimo treinador. 

Falando em técnico, a diretoria do Independente demorou demais para demitir Paulo Jamelli. "Enfurmigou". Ele deveria cair após a goleada sofrida para o Batatais por 4 a 1, no Pradão. Elenco perdeu moral após essa humilhante derrota em casa. Tropeço em São Caetano, pelo menos para mim, já era esperado.

Se tem um estádio que admiro é o Anacleto Campanella. Que estrutura. Tudo bonitinho e limpinho. Sem contar o complexo esportivo ao lado, com piscina olímpica e um ginásio de causar inveja. Bela cidade.

Vejo pessoas lá de dentro escrevendo e afirmando nas redes sociais que o Independente tem um grande time para A-2 e que não merece estar em último. Não tem. Analisando friamente, é um elenco bastante limitado, sem peças de reposição no banco de reservas. É rezar para não cair mesmo.

Ivan Izzo terá muito trabalho. Espero que consiga tirar "leite de pedra", como Parraga está fazendo na Inter. Izzo por 10 anos foi auxiliar-técnico de Dorival Júnior e em seu primeiro trabalho como técnico, conquistou a Copa Paulista de 2014 pelo Santo André. Gostei de sua indicação.

O problema da A-2 é que você não tem um adversário "fácil" para se recuperar. É uma pedreira atrás da outra. E olha que o Independente ainda não enfrentou Guarani, Bragantino, Santo André, Mirassol, Portuguesa, entre outros. Como o próprio Izzo disse em sua chegada, é o segundo campeonato mais difícil do Brasil.

O elenco do Independente da A-2 do ano passado hoje estaria tranquilamente entre os oito primeiros colocados. Com as saídas principalmente de Xandão, Alysson, Andrezinho e até do cão de guarda Thiago Silva, o Galo passou a ter um sistema defensivo bastante frágil.

É muito fácil marcar gol no Independente. Os atacantes fazem fila e entram na área a todo momento. Ninguém fecha a "casinha". O segundo gol do São Caetano foi a maior prova de que o grande problema está na defesa.

Outro assunto que veio a tona foi o fim da concentração no Independente. Pelo menos contra o São Caetano o time viajou no dia e retornou após a derrota. Concordo plenamente, mas os jogadores não.


Do jeito que os times estão com a língua preta, em especial do interior, viajar até três horinhas não faz mal a ninguém. Jogador fica concentrado para descansar, descontrair, comer do bom e do melhor e ficar no celular o tempo todo. Enquanto isso, os dirigentes suam sangue para conseguir o dinheiro para pagar a hospedagem. É preciso mudar essa filosofia.

Você jogar em Matão por exemplo e se concentrar em um hotel é desperdiçar dinheiro. Agora, Fernandópolis, Barretos, ou seja, aquelas cidades bem distantes, aí eu concordo.

A Winner quando disputava o Campeonato Paulista viajava sempre no mesmo dia, não importa se era em Assis ou Marília. E olha que são jogadores com mais de 2 metros de altura. Nem por isso, o time deixou de ser bicampeão paulista.

Torcedor da Inter fez a festa nas redes sociais com o erro de português na lamentável pichação dos muros do Pradão após a derrota em São Caetano. "Imcompetência" com M foi de lascar. Fizeram até uma montagem com o Soletrando, do Luciano Hulk.


Quinta-feira tem Inter e Catanduvense, no Limeirão. Dois times que já estiveram na elite. Jogar em casa ultimamente tem sido um parto para os leoninos. Basta lembrar a vitória contra o limitado São José FC por 2 a 1, de virada e aos 44 minutos do 2º tempo.

Gostei dos últimos dois reforços da Veterana. Léo é um meia parecido com o Luís Mário. Apesar de já estar com 32 anos, é o líder que faltava para o elenco. Pode dividir a função com Mário Paiva. Já Conrado fará muitos gols, pode me cobrar depois.

Rogério Ceni recusou um convite para ser treinador de uma equipe dos Estados Unidos. Aliás, depois da derrota para o The Strongest, São Paulo virou uma espécie de "Faixa de Gaza".

Chegada de Lugano teria rachado de vez o elenco do São Paulo. Hoje o uruguaio reestreia contra o Rio Claro, no Pacaembu. O Dios não tem papas na língua. 

A torcida do São Paulo sofre com o zagueiro Lucão. Imagina a do Independente com a zaga inteira.
Corinthians emprestou Gabriel Vasconcelos, goleador da Copa São Paulo de Juniores, para o America/RJ. É muito fraquinho.

Flamengo e Ronaldinho Gaúcho chegaram a um acordo na Justiça. O Mengão vai pagar R$ 17 milhões ao craque. Simples assim.

A presença de um homem fora do peso fantasiado de Batman durante a execução do hino nacional antes do duelo entre Foz do Iguaçu e Coritiba, pelo Campeonato Paranense, rodou o Brasil. O corpo era do Lemão da Gazeta.

Tratava-se de um torcedor símbolo da equipe do interior do Estado. No entanto, a repercussão não agradou à Federação Paranaense de Futebol. O presidente Hélio Cury proibiu a presença de mascotes durante a execução do hino nacional. 

Jornal inglês Daily Mail comparou o trio do Barcelona (Messi, Suárez e Neymar) ao Brasil de 1970. Isso fere os saudosistas brasileiros, mas achei válida.

Barcelona avisou a CBF que não intenciona liberar Neymar para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. 

China tentou contratar também o meia Oscar. Mas o brasileiro disse não e afirmou estar contente no Chelsea.

Árbitro César Flores, de 48 anos, foi executado com três tiros. Motivo: expulsou um jogador em uma partida realizada em Córdoba. Inconformado, o atleta foi no vestiário, pegou a arma e descarregou contra Flores. Se a moda pega.

Charlotte Caniggia, 22, é a mais nova musa da Argentina. Ela é filha do ex-goleador Claudio Caniggia com Mariana Nannis, participante do reality show Mulheres Ricas. Como diria Rubenssito aqui na Gazeta de Limeira: "Um petáculo".

Não teremos o The Ultimate Fighter este ano. Programa estaria encostado na Globo. Uma pena.

Durante a semana visitei o amigo Cássio Roque e aproveitei para presenteá-lo com um livro da Winner/Limeira. Ele ficou muito emocionado ao ver a obra que escrevi e não conseguiu conter as lágrimas. Roque me ajudou demais nos 15 anos de Winner. Tenho certeza que um dia nossa equipe retornará as quadras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário