Pesquisar este blog

domingo, 29 de novembro de 2015

Semifinalistas da Copa Gazeta Ouro serão conhecidos nesta manhã

Três jogos abrem nesta manhã a Copa Gazeta Ouro em sua categoria amadora. Seringueira Brasil, Nova Itália, Centro Rural, Santa Cruz, Ibirapuera e Estoril lutam por vagas nas semifinais, enquanto o Abílio Pedro, campeão da divisão de elite do Campeonato Amador, entrará direto na segunda fase.

Pelo segundo ano consecutivo, o formato de disputa será o mesmo do Mundial Interclubes, ou seja, com partidas eliminatórias. Se houver empate no tempo normal, decisão por pênaltis. No ano passado, foram 17 gols em 6 jogos, média de 2,83.

Nova Itália e Estoril se enfrentam às 10h15 no Estádio Comendador Agostinho Prada, jogo que terá a transmissão da Rádio Educadora 1020 AM, com Edmar Ferreira, César Roberto, Tatinha Casagrande e João Valdir de Moraes.

O Nova Itália é o atual campeão. Na edição passada, o time presidido por Rodrigo Cerchiari derrotou o Grêmio Bela Vista nos pênaltis por 5 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Essa final foi disputada no Limeira FC, uma vez que o Pradão estava sendo utilizado pelo Independente.

O Novinha é o 15º colocado do ranking da Copa Gazeta com seis participações. Foram 20 jogos, com 6 vitórias, 4 empates e 10 derrotas. Seu saldo é negativo de 8 gols, uma vez que marcou 30 e sofreu 38.
Já o Estoril é o 59º time a disputar a chamada "Libertadores do Amador". Conseguiu sua vaga ao conquistar a Terceira Divisão em cima da Madewal e foi nos pênaltis.

No Sindicato do Papeleiro, às 10h15, clássico desta primeira rodada entre Centro Rural e Santa Cruz. Os times, bastante tradicionais na cidade, terminaram em 4º e 5º lugares respectivamente no Amador.

O Santa Cruz é o maior campeão do torneio com sete conquistas, mas não participava da competição há dois anos. A diretoria tentou de todas as formas o retorno de Roberto Martins ao comando técnico.

O time presidido por Chicão venceu as edições de 1992 em cima do Ypiranga (3 x 2), de 1994 sobre o Cruzeiro (4 x 3 nos pênaltis), de 2003 em cima do Grotta (2 x 1), de 2004 diante do Mixto Tabajara (4 x 3 nos pênaltis) e seguidamente em 2005, 2006 e 2007 em cima de América (4 x 1) e Az de Ouro duas vezes (2 x 1 e 2 x 0).

O Santa Cruz lidera o ranking da Copa Gazeta com 24 participações. São 98 jogos até aqui, com 39 vitórias, 38 empates e 21 derrotas. Seu ataque marcou 176 gols e sua defesa sofreu 129, saldo positivo de 47 gols. Ou seja, se o time da Vila Queiroz conseguir passar pelo Centro Rural hoje, completará 100 jogos na semifinal.

O Centro Rural tem dois títulos de Copa Gazeta. Em 1999, em uma fase espetacular do centroavante Amarildo, derrotou o Santa Rosa na decisão. Vitória por 3 a 0 nos pênaltis, em final realizada no Sindicato dos Metalúrgicos. Já em 2011, não tomou conhecimento do Abílio Pedro, goleando por 4 a 1 no Pradão, em uma grande atuação do artilheiro Risada.

O time do bairro do Pinhal ocupa a quinta colocação no ranking da competição com 10 participações. São 39 jogos, com 18 vitórias, 14 empates e 7 derrotas. Seu ataque marcou 73 gols e sua defesa sofreu 54, saldo positivo de 19 gols.

Para completar, no CT Pinóquio, às 10h15, o Seringueira Brasil mede forças com o Ibirapuera. O time de Iracemápolis foi vice-campeão do Amador ao perder a final para o Abílio Pedro. Já o Ibirapuera foi campeão da Segundona em cima do São Lourenço, com uma vitória por 1 a 0, gol de Emerson.

Será a sétima participação do Seringueira na Copa Gazeta. O time do presidente José Nikkey tem dois títulos em sua galeria. Venceu em 2008 ao bater o Nova Itália por 1 a 0, gol de Léo e foi bi em 2010, ao derrotar o CRA nos pênaltis por 4 a 2, após empate sem gols no tempo normal.

O Seringueira é o 9º colocado no ranking, com 25 jogos, 12 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. Seu ataque marcou 42 gols e sua defesa sofreu 38, saldo de 4 gols.

O Ibirapuera participa pela segunda vez da "Libertadores do Amador". Comandado pelo experiente Carneiro, o time promete dificultar a vida do rival.

Em 2012, em sua única participação até aqui, o Ibirapuera curiosamente estreou contra o Seringueira Kahel e perdeu por 3 a 2. Na segunda rodada foi goleado pelo Nova Itália por 4 a 1. Se despediu da competição com uma vitória diante do Estudantes por 2 a 1, com dois gols de Marlon, mas insuficiente para conseguir uma vaga na fase seguinte.

Números

Em 28 edições, a Copa Gazeta teve 1.296 gols em 401 jogos, média de 3,23 gols por partida.
O Nova Itália foi o campeão em cima do Grêmio Bela Vista nos pênaltis por 5 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

O artilheiro foi Americano, do Grêmio Bela Vista, com 4 gols. Hoje o goleador defende o Independente. O goleiro menos vazado foi seu companheiro de time Oreia, com apenas dois gols sofridos.

A comissão organizadora da competição elegeu o meia Piá, do Nova Itália, como o craque do torneio, enquanto o volante Renato, do Grêmio Bela Vista, ganhou como revelação.

Até agora, 13 times diferentes foram campeões. Os 28 títulos estão divididos assim: Santa Cruz (7), Santa Rosa (4), Minetto (2), Corinthians (2), Centro Rural (2), Eletro-Inter (2), Seringueira Kahel (2), Estudantes (2), ABC (1), Paulistano (1), Rocco (1), Tanquinho (1) e Nova Itália (1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário