Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Paulistão é apresentado com mudanças e divulgação dos grupos

A Federação Paulista de Futebol definiu ontem, em Conselho Arbitral, o regulamento do Campeonato Paulista de 2016. A principal mudança se refere ao número de rebaixados: serão seis clubes que cairão para a Série A-2.

Apenas dois serão promovidos, informação que foi lamentada no Independente, que por pouco não subiu este ano. Portanto, o Estadual de 2017 será composto por 16 equipes, uma reivindicação dos grandes de São Paulo, que pedem intervalo maior de jogos. Em edições anteriores, quatro times caíam e quatro subiam.

Ficou estabelecido também que um treinador não poderá treinar duas equipes na mesma competição. Por exemplo, não será permitido que um técnico seja demitido de um time da Série A-1 e assuma outra equipe dentro do torneio.

A fórmula de disputa não sofreu alterações. Serão quatro grupos de cinco times. As equipes da mesma chave não se enfrentam. Ao todo, serão 15 rodadas na etapa classificatória.

A organização do torneio manteve o limite de 28 atletas inscritos por clube. Na edição deste ano, a restrição foi bastante contestada pelos treinadores dos grandes durante toda a competição.

O objetivo da FPF é inibiu a utilização de "mistões" (times recheados de reservas), prática comum entre clubes grandes em fase classificatória. Só serão permitidas trocas nas inscrições com comprovações médicas.

A FPF anunciou ainda que, a partir de 2017, os gandulas do Campeonato Paulista serão exclusivamente da entidade, e não mais dos clubes.

O Paulistão começará no dia 31/01 e terminará em 08/05.

Grupos:
 
Grupo A: Santos, Botafogo, São Bento, Linense e Oeste

Grupo B: Palmeiras, Ponte Preta, Ituano, São Bernardo e Novorizontino

Grupo C: São Paulo, XV de Piracicaba, Audax, Capivariano e Ferroviária

Grupo D: Corinthians, Red Bull, Mogi Mirim, Rio Claro e Água Santa (Mirassol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário