Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Limeirense Mateus Ribeiro cria cartas de Magic com jornalistas esportivos


Um limeirense vem fazendo um tremendo sucesso no Facebook. Mateus Ribeiro, de 29 anos, criou um jogo de cartas como o Magic, mas trocou os personagens conhecidos nos anos 1990 com suas estratégias, por jornalistas esportivos e seus estilos inconfundíveis.

A ideia, que surgiu enquanto lavava louças em sua residência no Jardim Piratininga, está bombando nas redes sociais, graças a página "Magic da Imprensa Esportiva".

Corintiano e fanático por esporte, Ribeiro está feliz com a repercussão.

"Eu sempre assisto aos canais de esporte e algumas características dos comentaristas são bem evidentes. Como eu sempre tentei ser bem humorado, pensei em fazer alguma sátira engraçada. Lembrei de algumas páginas que usavam o artifício das cartas do Magic e coloquei em prática, claro que voltada para o esporte", contou.

Sem muito conhecimento de Photoshop, o limeirense fez suas montagens sem ligar para a qualidade. Mesmo assim, deu muito resultado, lhe rendendo vários elogios.

Mateus já criou diversas cartas. Sobrou para todo mundo. Sorin, por exemplo, é seu alvo principal, até pelo sotaque argentino. Ele não se conforma que após tanto tempo no Brasil, o ex-ala do Cruzeiro, hoje comentarista da ESPN, ainda não aprendeu o português direito. Nesse caso, trata-se da "mejor carta do xogo".


Caio Ribeiro, para variar, fica em cima do muro até no jogo. "Ou você ganha, ou perde, ou empata. O atacante vai fazer gol de cabeça, de esquerda, ou de direita", satiriza.

Mauro Cézar Pereira, da ESPN, é o mais crítico dos "homenageados". Até o apresentador Tiago Leifert tem sua carta. "Quem a joga tenta ser legal, mas não consegue".

Galvão Bueno, Cleber Machado, Silvio Luís, Milton Neves, Milton Leite, Alexandre Oliveira, Mário Sérgio e PVC são outras cartas prontas. "Tenho mais 20 programadas para os próximos dias. Quero fazer também cartas de situações, como "É tetra de 1994", "Anelka no Atlético/MG" e a famosa "carta bomba" do comentarista Neto, que coloca Seedorf no Corinthians.

No início, Mateus ficou com medo de aborrecer algum cronista. "Vai saber né? Vai que um deles acorda virado um dia", brincou. Mas acredita que ninguém se sentirá ofendido até pelo tom bem humorado do jogo. "Meu plano para 2015 é terminar ele sem tomar um processo", riu.

Mateus também pretende fazer cartas póstumas, homenageando por exemplo, os saudosos Fiore Gigliote, Dr Osmar de Oliveira, Luciano do Valle, Maurício Torres, entre outros.

E suas ideias não param por aí. Depois de homenagear os profissionais de TV, Ribeiro vai expandir o jogo para o rádio. "A primeira carta será a Garotinho, de Osmar Santos, é claro", adiantou.  
Preferência

Em entrevista ao site Uol, Mateus afirmou que Paulo Calçade é hoje o melhor comentarista do nosso país.

"É um profissional sério, que tenta não cair na mesmice que inunda todo esse negócio que virou a crônica esportiva. Já o Caio Ribeiro fica difícil defender. Fica em cima do muro, mas, na verdade, considero ele apenas um reflexo de tudo o que a imprensa esportiva é atualmente. Faltam opinião e personalidade", desabafou.

Mateus, que já teve outras páginas no Facebook só por diversão, criou a "Magic da Imprensa Esportiva" na semana passada. Em pouco tempo, já tem quase 5 mil curtidas.

Quem sabe sua ideia vire um jogo de cartas de verdade, comercializado e não apenas virtual. "Seria um grande sonho", disse. E não há limite para esse limeirense.

"Enquanto eu tiver ideias, produzirei novas cartas", completou. E as várias sugestões que recebe diariamente em sua página no Facebook alimentam ainda mais o seu desejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário