Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

FPF pode diminuir número de times no Paulistão


Próximo presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos tem discutido nos últimos dias a possibilidade de o Paulistão diminuir consideravelmente o número de clubes participantes — são 20 atualmente. A informação é do Blog de Jorge Nicola.

A proposta sob a mesa da FPF sugere que a Série A-1 tenha 18 times em 2017 e 16 em 2018. Para que isso se torne realidade, será necessário que os dois próximos estaduais tenham quatro rebaixados e apenas dois clubes promovidos em cada ano.

A redução resolveria uma série de problemas associados à readequação do calendário brasileiro, que encolheu as datas dos estaduais — são somente 19, contra 23 de outras temporadas.

Reinaldo, que assume o lugar de Marco Polo Del Nero em abril, vai precisar mostrar força nos bastidores para fechar quatro vagas na elite do Paulistão. Ele já sabe que os clubes do interior devem se unir para tentar impedir o movimento, já que o Paulistão é a grande vitrine os pequenos.

O Paulistão passou a contar com 20 times em 2003, ano seguinte à edição em que os grandes participaram do Torneio Rio-São Paulo. Até 2001, eram apenas 16 clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário