Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Empate no dérbi bom para ambos

Dérbi sempre foi um divisor de águas. Ruim sempre para quem perde. Às vésperas da segunda fase da Copa Paulista, Internacional e Independente, já classificados, cumpriram tabela sábado no Limeirão, diante de 943 pagantes.

O empate sem gols, válido pela penúltima rodada, acabou sendo encarado como positivo pelas duas equipes, que seguem focadas para a próxima fase da competição.

Curiosamente, foi o terceiro empate seguido entre os rivais. Na Série A-3 deste ano, placar de 2 a 2 no Pradão. Já no primeiro turno desta Copa Paulista, empate por 1 a 1, também no Pradão. Ou seja, Paulo Cezar Catanoce e Álvaro Gaia seguem invictos em dérbis. Vale lembrar que cada equipe cairá em um grupo diferente na segunda fase.

Na Inter, Catanoce não podia contar com o zagueiro Doni, suspenso pelo terceiro cartão amarelo e com o volante Lucas Madalosso, vetado pelo Departamento Médico. No 4-4-2, o treinador colocou Júnior Goiano na defesa e deu uma oportunidade ao habilidoso Maicon Souza, ex-Bragantino e que estava disputando o Campeonato Amador pelo Tanquinho.

Já no Independente, Álvaro Gaia não contava com o zagueiro Josimar, o “Dedé do Pradão”, expulso no meio de semana contra o São Carlos. Por outro lado ele contava com o retorno do zagueiro Denner, recuperado de lesão. A principal novidade era a presença de Cecel, ex-Inter e Sertãozinho, no banco de reservas. A torcida leonina não perdoou o atacante no aquecimento, a exemplo de Alex Cambalhota.

Jogo

No primeiro tempo o campo parecia penso. A bola não saía da lateral esquerda galista com Mateus. A primeira grande chance foi criada pela Internacional. Na jogada de linha de fundo de Dudu pela esquerda, Maicon Souza acertou a trave de Geison. O Independente por sua vez, foi dar o primeiro chute a gol apenas aos 20 minutos com Oliveira. A bola foi à esquerda de Carlos Carioca.

Aos 25 minutos, após escanteio cobrado por Claytinho, Rodney resvalou e o zagueiro Bernardi mergulhou para acertar a trave leonina.

A melhor chance do jogo foi do Galo. Aos 27 minutos, Alex Cambalhota arriscou da meia-direita e a bola explodiu no travessão. No rebote, Robinho, que ainda não balançou a rede desde o seu retorno ao clube, teve a chance de marcar, porém não contava com a recuperação extraordinária de Carlos Carioca, que fez um verdadeiro milagre. Não é à toa que o arqueiro é um dos maiores ídolos da torcida alvinegra.

Aos 30 minutos, o voluntarioso Rodney, principal destaque do primeiro tempo, chutou forte da intermediária e Geison espalmou.

O ritmo de jogo continuou na etapa complementar. Aos 5 minutos, Maicon Souza cobrou uma falta pela meia-direita e o zagueiro Andrezão, livre na grande área, cabeceou mal, por cima do gol.

O técnico Paulo Cezar Catanoce decidiu mexer pela primeira vez aos 8 minutos, sacando Rodney para a entrada de Goiano. A torcida leonina e nós da imprensa não entendemos a alteração, uma vez que Rodney vinha “comendo a bola”. Muito provavelmente foi por conta do cartão amarelo que havia recebido no primeiro tempo.

Ao mesmo tempo, o técnico Álvaro Gaia arriscou ao promover a estreia de Cecel, ex-atacante do rival. Para a sua entrada ele sacrificou o volante André, deixando o Galo ainda mais ofensivo, com três atacantes.
Por reclamação e a pedido do auxiliar Gustavo Rodrigues de Oliveira, Catanoce foi expulso de campo.

A Inter voltou a levar perigo aos 17 minutos. Após confusão na área em cobrança de falta de Maicon Souza, o zagueiro Júnior Goiano cabeceou no meio do gol e Geison desviou para escanteio. Nesse lance o becão sofreu um corte no queixo, porém prosseguiu na partida.

Mais Inter e aos 20 minutos, depois da falha do volante Paulinho, Thiaguinho tabelou com Maicon Souza e bateu forte, porém à direita do gol galista. O lance acordou a torcida leonina. De bola parada aos 38, o lateral Cleber Luis cobrou por cima do gol de Geison.

Catanoce ainda colocou o promissor Dodô no lugar de Rodrigo Hote, mas a defesa galista estava bem postada com três zagueiros. Gaia ainda fechou o sistema defensivo com a entrada de Fabiano no lugar de Claytinho.

Aos 42 minutos, o Independente por pouco não saiu com a vitória do Major Levy. Negueba, que tinha acabado de entrar no jogo, tabelou com Alex Cambalhota e saiu na cara do gol. O chute cruzado raspou a trave de Carlos Carioca. Fim de jogo e o 0 a 0 acabou agradando os dois times. O zagueiro Xandão, do Independente, foi eleito o melhor do dérbi.

Agora o retrospecto é de 20 dérbis (18 oficiais e 2 amistosos), com oito vitórias leoninas, cinco galistas e sete empates. O Leão marcou 20 gols e o Galo 18. No Limeirão foram nove confrontos, com cinco vitórias leoninas, duas galistas e três empates.

O jogo foi especial para Paulo Cezar Catanoce, que igualou a José Carlos Fescina e agora é o 12 treinador que mais comandou a Inter na história, com 32 jogos (15 vitórias, 12 empates e 5 derrotas).

Na última rodada o Independente folgará, enquanto a Inter enfrentará o XV de Piracicaba, sábado às 19h, no Barão da Serra Negra.  A última vaga do Grupo 2 ficou com a Ferroviária, que empatou por 1 a 1 em Sertãozinho.

Ficha Técnica

Inter 0 x 0 Independente

Local – Limeirão
Árbitro – Edson Reis Pavani Júnior
Auxiliares – Gustavo Rodrigues de Oliveira e Eduardo Vequi Marciano
Público – 943 pagantes
Renda – R$ 10.430
Internacional – Carlos Carioca; Serginho Mendes, Júnior Goiano, Andrezão e Cleber Luís; Rodney (Goiano), Azul, Maicon Souza e Thiaguinho; Rodrigo Hote (Dodô) e Dudu. Técnico – Paulo Cezar Catanoce.
Independente – Geison; Xandão, Bernardi e Denner; Oliveira, André (Cecel), Paulinho, Claytinho (Fabiano) e Mateus; Alex Cambalhota e Robinho (Negueba). Técnico – Álvaro Gaia.
Ocorrências – cartões amarelos para Andrezão e Rodney (IN); Oliveira, André e Claytinho (IND).

Nenhum comentário:

Postar um comentário