Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Independente aprende a lição e derrota o Flamengo

O Independente fez tudo aquilo que uma equipe precisa fazer quando estreia em casa em um quadrangular final que vale acesso: vencer. Jogando ontem no Pradão, diante de 1.400 pagantes - diga-se de passagem tinha muito mais gente - o Galo derrotou o poderoso Flamengo de Guarulhos por 2 a 1 e largou na frente na fase final do Campeonato Paulista da Série A-3. Como o Marília também venceu pelo mesmo grupo - fez 1 a 0 no Batatais, em casa - ambos somam 3 pontos.

O Independente aprendeu a lição da derrota para o mesmo Flamengo na fase de classificação por 3 a 2, no mesmo Pradão. Anulou as descidas do rápido Bryan e atacou muito mais.

Antes de começar a partida, a torcida galista comemorou com duas informações. A primeira delas, que o habilidoso meia Moisés estava fora do jogo com um problema nas costas. E a segunda, por sinal melhor ainda, a ausência do artilheiro Jackson Five, que durante a semana se chocou com o goleiro do Corinthians Sub-20 em um jogo-treino, cortou o joelho e recebeu seis pontos no local. Ele não suportou as dores e acabou cortado da delegação. Luan e Dario foram os substitutos.

O Galo mordeu desde o início. Qualquer bola era uma dividida de Copa do Mundo. Não faltaram garra, vontade e disposição. O Independente foi valente e entrou em campo querendo se vingar da única derrota sofrida em casa neste campeonato, justamente para o seu rival do dia.

Aos 14 minutos o Galo criou sua primeira boa oportunidade. Na falta cobrada por Rocha pela meia-direita, a bola bateu na barreira e subiu. O artilheiro Diogo pegou de voleio e a bola passou raspando o travessão.

Depois de um início avassalador, o Independente foi recompensado com o gol. Aos 16 minutos, Flávio escapou pela direita e cruzou rasteiro para o desvio fatal de Diogo na pequena área: 1 a 0. Foi o 11º gol do meia, que empata com Marcos Alemão e Celinho na história e está a um gol de se tornar o maior artilheiro galista em todas as edições da Série A-3 - foram 11 no total.

Nem o gol fez o Independente tirar o pé. O Galo queria atropelar o Flamengo, tamanha disposição. Aos 24 minutos, Chuck foi lançado em profundidade pela esquerda, se livrou facilmente de dois marcadores, porém bateu fraco para a defesa de André.

A situação galista ficou ainda melhor aos 24 minutos, quando Robinho foi agarrado por Cleber quando partida para o gol. O zagueiro do Flamengo, que já tinha cartão amarelo, foi expulso de campo.
Aos 33 minutos, André evitou o segundo gol alvinegro. Matteus acreditou em um chutão para o ataque, ganhou no alto de Bruno e a bola sobrou livre para Robinho, que tentou encobrir o goleiro. André se esticou todo e praticou a defesa.

A torcida estava alucinada com o poder ofensivo do Independente, só que aos 34 minutos, silêncio total no Pradão. O árbitro Carlos Roberto dos Santos Júnior, apelidado pelo repórter Denis Suidedos de "metralhadora de cartões", usou a tal "lei da compensação". Após falta comum de Xandão em Gabriel, o árbitro decidiu expulsá-lo também, pois o mesmo já tinha amarelo. Inconformado, o becão foi para o vestiário furioso, chutando tudo o que via pela frente. O técnico Álvaro Gaia recuou Leandrão para a função.
O Flamengo cresceu e passou a acreditar no empate. Aos 36 minutos, escanteio cobrado por Alemão e Renato cabeceou à direita de Diego. O Mengão tocava bem a bola, mas não passava da boa marcação de Josimar, impecável como sempre. 

Aos 37 minutos, o volante Rocha, que fez sua melhor partida pelo Independente este ano, fez um passe preciso para Chuck, que bateu cruzado. A bola passou rente a trave de André.

Aos 41 minutos, um golaço. No desarme de Matteus no meio de campo, Diogo puxou um contra-ataque rápido pelo meio. O artilheiro serviu Robinho na esquerda, que cruzou na cabeça de Chuck. Um cabeceio forte e certeiro, sem chances para André: 2 a 0 e sexto gol do boneco assassino na competição. Explosão de alegria no Pradão.

O Flamengo foi para o tudo ou nada e criou boas chances no fim da primeira etapa. Aos 43, Dario passou pela defesa galista e cruzou para Alemão. O ala ficou livre na marca do pênalti e bateu à esquerda de Diego. A sorte também estava ao lado do alvinegro.

Nos acréscimos, o ala Fabiano, outro grande destaque do Independente, fez fila na defesa rubro-negra, mas mandou para fora. Merecia o gol. O Galo foi aplaudido para os vestiários e na arquibancada o grito era um só: "Vamos subir Galoooo".

Segundo Tempo

Dramática. Assim foi a etapa complementar. O próprio Independente tornou o jogo difícil, isso porque aos 12 minutos, Fabiano lançou Chuck na esquerda. O boneco assassino cruzou na medida para Robinho, que perdeu um gol inacreditável na pequena área, mandando por cima.

Com as entradas de Luis Roberto e Fernando Araxá, o Flamengo cresceu de produção e passou a dominar as ações. O próprio comentarista João Valdir cantou a bola; "O Galo está brincando e vai tomar um gol logo logo". Não deu outra. Aos 17 minutos, Luis Roberto fintou Fabiano e cruzou rasteiro da direita. A bola passou por toda defesa galista até encontrar o colombiano Bryan na segunda trave: 2 a 1.

No lance do gol, Josimar, o "Dedé do Pradão" se machucou e foi substituído por Márcio. Não demorou muito e Chuck também se lesionou e foi trocado por André. Mais alguns minutos e Fabiano pediu para sair. Saned foi acionado. Três contusões em um prazo de 10 minutos.

Os torcedores ficaram assustados com o volume de jogo do time de João Vallim, ex-Velo Clube. O Flamengo encurralou o Independente em seu campo de defesa. Foi o chamado "Deus nos acuda".
O Galo queria um contra-ataque para liquidar a fatura. Aos 27, Robinho teve a chance, porém bateu cruzado para fora. O lance pelo menos serviu para trazer novamente a torcida para o jogo.

Era ataque contra defesa. Para alívio dos galistas, Bryan sentiu uma fisgada na coxa e se arrastou em campo nos minutos finais, pois o Flamengo já tinha feito as três trocas.

Nos minutos finais o Independente ainda quase ampliou, uma com Robinho em jogada individual aos 38 e outra com Diogo aos 40, que arriscou de fora da área, a esquerda de André.
Para complicar, o árbitro ainda deu cinco minutos de acréscimo. Foi um sofrimento. Era torcedor roendo as unhas, colocando a camisa para tapar o rosto, virando de costas para o jogo e implorando pelo fim. Até que veio o apito final para uma explosão de alegria.

Na próxima quarta-feira o Galo enfrentará o Batatais fora de casa. Para essa partida o técnico Álvaro Gaia perdeu Xandão e Leandrão suspensos. Josimar e Chuck, lesionados, passam a ser dúvidas.

Ficha Técnica

Independente 2 x 1 Flamengo

 
Gols - Diogo aos 16 e Chuck aos 41 minutos do 1º tempo (IN) e Bryan aos 17 do 2º tempo (F)
Local - Pradão
Árbitro - Carlos Roberto dos Santos Júnior
Auxiliares - Vicente Romano Neto e Gustavo Rodrigues de Oliveira
Público - 1.451 pagantes
Renda - R$ 28.980,00
Independente - Diego; Flávio, Josimar (Márcio), Xandão e Fabiano (Saned); Leandrão, Rocha, Matteus e Diogo; Robinho e Chuck (André). Técnico - Álvaro Gaia.
Flamengo - André; Alemão, Renato, Cleber e Edson Paraná; João Vinícius, Gabriel, Bruno (Márcio) e Luan (Luis Roberto); Dario (Fernando Araxá) e Bryan. Técnico - João Vallim.
Ocorrências - cartões vermelhos para Cleber (F) e Xandão (IN); e amarelos para Leandrão (3º) e André (IN); João Vinícius, Gabriel e Fernando Araxá (F). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário