Pesquisar este blog

domingo, 30 de setembro de 2012

Opinião da rodada

Por Edmar Ferreira

Quero ver o comportamento da torcida corintiana hoje no Pacaembu. O adversário do alvinegro é o Sport, um dos concorrentes diretos do Palmeiras na luta contra o rebaixamento.

Óbviamente, o torcedor não ficará nem chateado e nem revoltado com um tropeço do time de Tite, mas por outro lado, a situação não é tão confortável assim para o Corinthians, que não está 100% livre da degola. O treinador estipulou a meta de 45 pontos e uma derrota esta tarde por exemplo, deixará o time pernambucano a seis pontos do time paulista.

Mais uma vez o Corinthians jogará sem Emerson Sheik. E perde muito com essa ausência. Sendo assim, a aposta recai sobre os gringos, em especial Paolo Guerrero, que enfim desencantou na última rodada.

O Sport é bastante limitado e sério candidato a cair, mas melhorou bastante com a chegada de Waldemar Lemos. Pode até ser que a retranca dê certo esta tarde e que saia com pelo menos um ponto do Pacaembu, que seria de fundamental importância para sua luta pela sobrevivência na divisão.

O problema é que a sequência de jogos do Leão da Ilha do Retiro é complicada. Literalemente, terá que "matar um leão por rodada" para jogar a elite no ano que vem. Apostaria no 2 x 0 para o Corinthians, mas se a intenção é prejudicar o Verdão, que tal 1 a 1?

-------------------------

O Grêmio é muito favorito diante do Santos, mesmo com Neymar em campo. A fase do Tricolor gaúcho é muito boa e o Estádio Olímpico estará abarrotado de gente esta noite (18h30).

Com Kleber Gladiador livre do gancho do STJD - escapou da punição pela cotovelada que deu em Henrique, do Palmeiras, no Pacaembu - o técnico Vanderlei Luxemburgo terá todos os titulares à disposição.

O maior problema do Santos vem sendo sua defesa. Desde a saída de Edu Dracena, que se machucou com gravidade no joelho, o Peixe vem tomando gol em toda rodada do Brasileirão. Bruno Rodrigo não é ruim, mas também não é um Dracena.

Com Arouca e Adriano protendo o sistema defensivo e Neymar contendo o avanço dos zagueiros gremistas, em especial o habilidoso Werley, pode até ser que o time de Muricy Ramalho arranque um empate no Sul, mas acho difícil. Os objetivos são diferentes. Um quer o título e o outro quer se livrar de vez do perigo de rebaixamento e quem sabe beliscar a última vaga da Libertadores.

O título da Recopa conquistado no meio de semana deve motivar os santistas, que andavam bem cabisbaixos em razão dos resultados ruins no atual Brasileirão. Lembrando que com Neymar em campo, o aproveitamento do time da Baixada Santista é de campeão, superior até do que o Fluminense (74%). Sem ele é pior do que o Atlético/GO. Dá Grêmio por 2 a 1.

------------------------

O São Paulo terá problemas hoje à tarde no Couto Pereira. Se não abrir o olho, poderá sair com a derrota, que o deixaria mais distante do G4.

O técnico Ney Franco terá algumas adversdidades pela frente. A principal delas é o cansaço do elenco, que enfrentou 40 horas de viagem (ida e volta) para empatar com o modesto LDU de Loja pela Copa Sul-Americana.

Aliado a isso, tem a ausência do matador Luís Fabiano, novamente vetado pelo Departamento Médico. Para completar, o Tricolor sofrerá uma enorme pressão da torcida do Coxa, que deve lotar as dependências do estádio. É jogo decisivo para o time da casa, que vê o Palmeiras grudadinho, na sua cola.
Outro fator importante é que os dois volantes titulares do São Paulo estão suspensos. Sem Wellington e Denilson, Everton Ribeiro poderá ter liberdade para criar. O jeito é apostar no bom momento de Osvaldo, que aos poucos vai caindo no agrado do torcedor.

O Coxa não terá Deivid e por isso, Everton Santos será o único atacante do time. Marcel, ex-jogador do São Paulo e que teve poucas oportunidades no Morumbi, está sendo guardado para o segundo tempo. Que chance hein? Já o bom Everton Costa se machucou com gravidade e voltará aos gramados apenas em 2013. Perda lastimável para o time da casa.

O jogo teria um duelo especial. Dois dos melhores cobradores de falta do Brasileirão em campo. Rogério Ceni de um lado e Ayrton do outro. Só que o ala do time paranaense não está escalado. Ponto positivo para o time paulista: uma preocupação a menos.

O jogo terá um gostinho especial para o técnico Ney Franco, que começou a despontar para o futebol brasileiro comandando o Coritiba. Ele é muito querido pela torcida coxa branca. Acho que dá Coritiba, 2 a 1.

-----------------------

Para completar, aposto no empate no clássico carioca entre Fluminense e Flamengo. O Mengão jogou demais no meio de semana contra o Atlético/MG. Concordo com Vagner Love, que disse que quando a torcida decide apoiar, ninguém segura o rubro-negro.

O Flu será o campeão brasileiro, isso eu não tenho dúvida. Fred em campo é uma motivação a mais. Mas acho que o Mengão segura: 1 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário