Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Morre aos 74 anos, o ex-goleiro Félix

Morreu hoje aos 74 anos, em São Paulo, Félix, goleiro da seleção brasileira campeão mundial em 1970, no México. Ele sofria de enfisema pulmonar.

Félix Miéli Venerando teve sua grande fase vestindo a camisa do Fluminense, onde jogou entre 1968 e 1976, tornando-se um dos maiores ídolos da história do clube.

O camisa 1 da seleção brasileira em 1970 nasceu em Caratinga, no interior de Minas Gerais, em 1937, mas iniciou sua carreira no futebol paulista, vestindo as camisas de Nacional, Juventus e Portuguesa, antes de se transferir para o tricolor carioca.

Com a camisa do Fluminense, o goleiro conquistou o Campeonato Brasileiro de 1970 e foi campeão carioca por cinco oportunidades.

Pela seleção brasileira principal, Félix jogou 47 vezes, segundo comunicado publicado no site da CBF, tendo estreado em 1965, na vitória por 5 a 3 sobre a Hungria, no Pacaembu.

A última partida aconteceu 11 anos depois, em um amistoso contra o Flamengo, no Maracanã, vencido pelo time da Gávea.

Além da Copa do Mundo de 1970, o atleta venceu pelo Brasil a Copa Rio Branco em 1967 e 1968, além da Copa Roca em 1971.

O ex-goleiro encerrou a carreira em 1977. Chegou a ser técnico do Avaí, em 1982, mas não depois não seguiu na profissão.

Félix chegou a trabalhar como gerente de futebol na Inter de Limeira em 2007, quando Michael Robin era o treinador.

Um comentário:

  1. Caro Edmar. peço-lhe bater na tecla e pesquisar o que disse o locutor Orlando Morais. Um autêntico Vascaino, Tem um vídeo de um torneio mundial realizado em Paris, que o Vasco foi campeão do mundo!
    Outra coisa, e aquele campeonato Sul-Americano que o Vasco foi campeão invicto?. Pesquise estes feitos do nosso VASCÃO,e dê ciência ao Roberto Dinamite. Alberto Sampaio Blog do Painho. Já fiz uma postagem destes títulos.

    ResponderExcluir