Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Independente goleia o Guarujá e chega com moral para a terceira fase da Segundona


O torcedor do Independente que não foi ao Limeirão deve estar arrependido, pois perdeu a melhor atuação do alvinegro na temporada e uma das melhores dos últimos anos. Fazia tempo que o galista não via sua equipe golear um adversário com propriedade, jogando um futebol de encher os olhos, como no duelo de ontem. E olha que era para ter sido muito mais, tamanha facilidade encontrada. Ficou barato para o Guarujá do técnico Marcos Bruno, que trabalhou no Galo em 2005.

O Independente não deu a menor chance ao Guarujá, não deixando o rival se aproximar da grande área. Foi um domínio absoluto, ou seja, um jogo de uma equipe só. Mesmo sem contar com o goleador Bismarck, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, desde o início o alvinegro procurou o gol, pois não queria ficar dependendo do resultado de Sumaré x Primeira Camisa.

Precisando apenas de suas forças para avançar para a terceira fase, o time de Parraga foi como um rolo compressor para cima do representante do Litoral e conquistou seu objetivo.

Os erros de arbitragem cometidos pelo piracicabano Fábio de Jesus Volpato Mendes no meio de semana no Vale do Paraíba, a informação de que uma tal "ordem de cima" teria partido para o Galo não se classificar e o falecimento da irmã do técnico Parraga, serivram de estímulos para o elenco alvinegro, que se fechou ainda mais. "Difícil encontrar um elenco tão unido quanto o nosso. Vamos subir, pode apostar", prometia o eufórico Carlos Diego após a partida de ontem.

JOGO

Apenas o público foi decepcionante. Não em termos de vibração, pois os presentes incentivaram do começo ao fim, mas em quantidade. Foram menos de 900 pagantes para um jogo decisivo, que valia vaga para a terceira fase.

A porteira foi aberta logo aos 13 minutos. Felipe Nunes desarmou Lázaro na ala-esquerda e de fora da área acertou um "tubaço" de perna esquerda, no ângulo de Belizário. Um golaço no Limeirão.

O gol tirou a tensão dos galistas, deixando os mesmos ainda mais à vontade em campo. Com tabelas envolventes e uma marcação eficiente, o Independente chegava como queria ao gol adversário. Aos 20 minutos, Gustavo fez um lançamento primoroso para Leandro Neves. O substituto do suspenso Bismarck aproveitou sua velocidade e acabou derrubado na área. O experiente árbitro Cleber Wellington Abade marcou a penalidade máxima, mas não expulsou o zagueiro André, que impediu o gol galista. Gustavo cobrou com perfeição, marcando seu quinto gol na temporada e assumindo a artilharia do clube ao lado de Ângelo, hoje no futebol português.


Nessa altura do jogo, ninguém estava mais preocupado em saber o resultado da outra partida do grupo, com exceção é claro dos torcedores do Tubarão, presentes ao Limeirão e com os radinhos ligados na Educadora. Não demorou muito para o plantão Marcelo Marchi informar o gol do Primeira Camisa, que tirava o Guarujá na próxima fase. Imediatamente, os galistas começaram a gritar "eliminado, eliminado" para os praianos.

A situação do Guarujá, que já tinha perdido o bom camisa 10 Vandré machucado, piorou aos 32 minutos. Falta cobrada por Gustavo da direita e gol de cabeça de Leandro Neves. Foi o segundo gol do ex-atacante do Rio Branco na competição. Com os 3 a 0 no placar, a torcida ensaiou até um "olé" prematuro.

O Guarujá tinha em Luizinho sua melhor figura em campo. O camisa 8 acertou a trave de Diego aos 39 minutos, com um chute de fora da área. Aliás, Diego foi um mero espectador durante toda a partida. O Independente foi aplaudido fervosamente na descida para os vestiários pela bela atuação nos primeiros 45 minutos.

Segundo Tempo

O Independente poderia ter aplicado a maior goleada de sua história, algo em torno de 10, 12 gols, mas respeitou o adversário. No primeiro minuto da etapa complementar, o volante Ramon acertou um violento chute em Gustavo no meio de campo impedindo um contra-ataque e corretamente foi expulso de campo, deixando o Guarujá com 10.

O Galo era frio e calculista. Aos 9 minutos, valeu a esperteza de Leandro Neves. Ele notou a indecisão do zagueiro André e pressionou o becão, o induzindo ao erro. Rápido, o baixinho conseguiu cruzar da esquerda para Felipe Nunes, que livre na pequena área, só teve o trabalho de empurrar para a rede fazendo 4 a 0 e marcando seu terceiro gol na Segundona.

O quinto gol galista foi hilário, digno de "Bola Murcha" do Fanástico. O goleiro Belizário recebeu uma bola recuada de Ronei e quando foi chutar para frente, furou bisonhamente. A bola entrou, pegando todos de surpresa. O gol lembrou muito aquele do Vitória contra o Palmeiras num 7 a 1 pela Copa do Brasil no Palestra Itália, quando o goleiro Marcos cometeu o mesmo erro.

Mesmo atropelando o Guarujá, o Independente queria mais. O adversário estava nocauteado em campo, sem forças para conseguir nem ao menos o seu gol de honra. Aos 15, Belizário se redimiu ao defender um chute cruzado de Thiago Pereira. Dois minutos depois, outra defesa do goleiro do Tubarão, desta vez no arremate de Gustavo. Belizário ainda voou em seu canto esquerdo para mandar à escanteio um chute desferido pelo volante Carlos Diego, após ótima jogada individual pela meia-direita.

Parraga tratou de testar o atacante João Santos, contratado recentemente junto ao futebol português. Com as mesmas características que Leandro Neves, o estreante deu muito trabalho a defesa do Guarujá, explorando sua velocidade.

A única baixa do jogo foi a expulsão de Felipe Nunes. Ele não aceitou a provocação de um jogador do Guarujá e partiu para tirar satisfações com o mesmo, usando palavras agressivas. Cleber Wellington Abade expulsou apenas o galista, fato que tirou o treinador galista do sério. Parraga deu um verdadeiro sermão no goleador galista no banco de reservas, mostrando muita indignação com o cartão bobo recebido, já que o jogo estava ganho e a vaga conquistada. Um pouco antes ele tinha perdido o zagueiro Jean com o terceiro amarelo.

Com o apito final, a torcida presente se aglomerou próxima do vestiário principal para aplaudir a saída dos galistas. Com os gritos de "vamos subir Galo", os alvinegros esperam pelo acesso e, consequentemente o tão sonhado derby em 2012 na A-3. A outra vaga ficou com o Primeira Camisa.

Na terceira fase, o Galo terá pela frente Ecus Suzano, Olímpia e Portuguesa Santista. A Federação Paulista de Futebol divulgará a tabela hoje à tarde, mas a estreia alvinegra será fora de casa, ou em Suzano ou em Olímpia.

Ficha Técnica

Independente 5 x 0 Guarujá

Gols - Felipe Nunes aos 13, Gustavo aos 22 e Leandro Neves aos 32 minutos do 1º tempo; Felipe Nunes aos 9 e um contra aos 14 minutos do 2º tempo.
Local - Limeirão
Árbitro - Cleber Wellington Abade
Auxiliares - David Botelho Barbosa e Fábio Rogério Baesteiro
Público e Renda - não divulgados
Independente - Diego; Jean, Petterson e Márcio; Murilo Silva (Alexandre), Carlos Diego, Matheus (João Santos), Gustavo e Thiago Pereira; Leandro Neves (Daniel) e Felipe Nunes. Técnico - Parraga.
Guarujá - Belizário; Cândido (Ronei), André, Xandão e Lima; Ramon, Luizinho, Danilo (Assunção) e Vandré (Tinho); Buiú e Lázaro. Técnico - Marcos Bruno.
Ocorrências - cartões vermelhos para Felipe Nunes (IN) e Ramon (GUA) e amarelos para Jean (3º) (IN), Cândido e André (GUA).

*** Fotos JB Anthero - Gazeta de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário