Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Inter de Limeira: classificação suada


Uma classificação suada, porém merecida. A Internacional venceu o Taboão da Serra por 2 a 1 e ainda contou com a ajuda do Desportivo Brasil, que segurou o Primeira Camisa no empate sem gols em Jaguariúna. Com esses resultados, o Leão ficou com a segunda vaga e agora está entre as 12 melhores equipes do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

A Rádio Educadora 1020 AM deu um show de cobertura ontem. Foram duas equipes destacadas por Roberto Lucato, uma para o Limeirão e outra para Jaguariúna. O torcedor leonino não perdeu um lance sequer, ficando com o radinho grudado na orelha, na paquera da emissora.
Com o atraso do médico leonino, o jogo da Inter coincidentemente começou com 18 minutos de atraso. Enquanto isso, Desportivo Brasil e Primeira Camisa faziam um duelo equilibrado, com chances reais dos dois lados.


O Taboão da Serra parecia desentereçado no último compromisso desta segunda fase. Prova disso, é que apenas três titulares foram para o jogo, o ala José Góes, o volante Thiago Silva e o artilheiro Leandrinho. Já a Inter entrou com duas novidades em relação ao time que perdeu no meio de semana para o Primeira Camisa por 1 a 0, no Vale do Paraíba. Fabinho assumiu a ala-direita e Léo entrou no lugar de Bruno Itapagipe, vetado pelo Departamento Médico com uma torção. Com isso, Serginho foi para o meio-de-campo. Já Mineiro, recuperado de um corte na testa, nem relacionado foi.


A Inter começou melhor, talvez pela necessidade de precisar vencer. Aos 13 minutos, Fernando Russi recebeu na grande área e serviu Dieguinho, que de bico, quase abriu o placar. O desvio no zagueiro Johnny salvou o goleiro Lucas.

No lance mais incrível do primeiro tempo, Pereira levantou na medida para Renatinho, que de cabeça acertou o travessão. Fernando Russi pegou o rebote e finalizou duas vezes em cima de Lucas. Pelo menos serviu para levantar o torcedor, preocupado com a situação na tabela de classificação.


De tanto insistir, a Inter finalmente abriu o placar. Aos 31 minutos, na primeira vez que Renatinho conseguiu se livrar da forte marcação de Johnny pela direita, invadiu a área e cruzou rasteiro para Fernando Russi, que se antecipou ao marcador, desviando no canto direito de Lucas, 1 a 0. Foi o décimo gol do artilheiro na Segundona.


A abertura do placar devolvia a classificação a Internacional e obrigava o Primeira Camisa a fazer o mesmo em Jaguariúna. A cada toque eletrônico da Educadora o coração do leonino batia mais acelerado. Foi um sofrimento até o fim. César Roberto informava que o time joseense pressionava em busca do gol.

A Inter começou a desperdiçar boas oportunidades. Aos 32, Fernando Russi deixou Dieguinho em ótimas condições de marcar. O tiro cruzado da entrada da área raspou a trave esquerda do Taboão. No minuto seguinte, Pereira cruzou da esquerda e Fernando Russi finalizou por cima. Nem o matador acreditou no gol perdido, colocando as mãos na cabeça.


A torcida, como de costume, escolheu um alvo para "pegar no pé". Desta vez a vítima foi o ala Fabinho, que estava intranquilo no jogo, errando passes em demasia. Isso obrigou o técnico Claudemir Peixoto a mexer na posição. E ousou, pois providenciou a estreia do novato Cauê, destaque da Copa São Paulo de Futebol Juniores e principal jogador do Sub-20.

E acertou na mosca, pois Cauê nem parecia que fazia sua primeira partida no profissional. Rápido e habilidoso, o prodígio deu um enorme trabalho para a defesa do Taboão da Serra, sendo o mais caçado em campo. Aos 40, ele recebeu um levantamento de Pereira e tentou cruzar para Fernando Russi. Era o segundo gol, mas o meia pegou mal na bola, pela linha de fundo.


Classificado com 13 pontos, o Taboão da Serra, que jogava apenas para cumprir tabela, assustou em apenas dois lances nos 45 minutos iniciais. No primeiro deles, Sandro apareceu livre pela esquerda e tentou encobrir Fágner. Para sorte da Inter, exagerou na força, mandando por cima do gol. Na segunda, o ala-esquerdo Marcelo Lima, em jogada individual pela esquerda, exigiu de Fágner uma grande defesa.

A Inter voltou com a mesma formação para a etapa complementar e quase ampliou no primeiro minuto, quando Renatinho acertou um pertardo no travessão de Lucas.


A Inter apostava no empate em Jaguariúna, mas se descuidou aos 27 minutos. Marcelo Lima teve uma avenida na esquerda e carregou até a entrada da área, sem ser pressionado. Quando a marcação chegou, se livrou facilmente e cruzou para o gol de Juliano, 1 a 1. Com essa combinação de resultados, a vaga voltava ao Primeira Camisa.

O sofrimento leonino durou exatamente dois minutos, tempo suficiente para Cauê dar uma assistência perfeita para o gol de Lucas Lima, que até então vinha tendo uma atuação discreta na partida. Alívio, 2 a 1 e o segundo lugar novamente era ocupado pelo alvinegro.


Como tudo para Inter é sempre mais difícil, aos 32 minutos o Taboão da Serra deu um tremendo susto no Limeirão. Na única falha do zagueiro Cazone, Leandrinho aproveitou-se para encobrir Fágner. Ainda bem que Serginho estava em cima da linha para evitar o empate. Diga-se de passagem, Cazone recebeu o terceiro cartão amarelo e desfalca a Inter no primeiro jogo da terceira fase.

Como a diferença de tempo entre os dois jogos era de 9 minutos, César Roberto não se intimidou e deu uma de narrador. Ele transmitiu os quatro minutos de acréscimo em Jaguariúna e se deu muito bem. O torcedor, apreensivo, não tirava o radinho do ouvido, olhando o tempo todo para as cabines, de costas para o jogo. Quando Cesinha, vibrante, disse: "Acabou, acabou, a vaga é da Inter". Automaticamente o torcedor começou a pular sem parar no Limeirão, comemorando o empate sem gols. Faltava apenas a Inter garantir o resultado positivo.


Os jogadores da Inter foram avisados do fim do jogo do rival e vibraram em campo. Eles simplesmente desistiram da partida, passando a tocar a bola e a gastar o tempo, sem se arriscar. Foram oito minutos amistosos, sem nenhuma chance criada, apenas com toques no meio-de-campo. Claudemir Peixoto ainda colocou o volante Anderson Preto no lugar de Renatinho para fechar de vez o sistema defensivo. Até o árbitro Antônio Rogério Batista do Prado percebeu que ninguém queria mais nada com jogo e decidiu dar por encerrada a partida pontualmente aos 45 minutos, sem dar nenhum minuto de acréscimo.

Os jogadores leoninos, pressionandos durante a semana pela derrota sofrida em São José dos Campos, desabaram em choro no gramado e em seguida foram comemorar com a torcida no alambrado. Fazia tempo que o Limeirão não presenciava uma festa tão grande. Curiosamente, a Inter venceu os três jogos desta fase em casa pelo placar de 2 a 1. Desta forma, manteve sua invencibilidade no Limeirão, agora com 8 vitórias e 1 empate, em 9 jogos. O único time que arrancou pontos da Inter em Limeira foi o Guaçuano no empate por 3 a 3. E saber que o Gaçuano estará na chave leonina na próxima fase.


Grupos da Terceira Fase:

A Internacional terá como adversários na segunda fase as equipes do Paulínia, Santacruzense e Guaçuano. Os outros dois grupos serão formados por Velo Clube, Inter de Bebedouro, Primavera e São Vicente e no outro, Taboão da Serra, Olé Brasil, Eloesport e Nacional.

A tabela completa será divulgada hoje à tarde pela Federação Paulista de Futebol. Pelo regulamento, os times jogarão entre si em turno e returno dentro do grupo, avançando para os dois quadrangulares finais os dois melhores de cada um. Os seis times terão a companhia dos dois melhores terceiros colocados, o chamado índice técnico. É por isso que a vitória dentro de casa será fundamental nesta fase decisiva.



Ficha Técnica

Internacional 2 x 1 Taboão da Serra
Gols - Fernando Russi aos 31 minutos do primeiro tempo e Lucas Lima aos 29 minutos do segundo tempo (IN); Juliano aos 27 minutos do segundo tempo (TA)
Local - Estádio Major José Levy Sobrinho
Árbitro - Antônio Rogério Batista do Prado
Auxiliares - Rafael Luiz da Silva e Matheus Camolesi
Público e renda - não divulgados
Internacional - Fágner; Fabinho (Cauê), Cazone, Léo e Pereira (William); Ricardo, Dieguinho, Serginho e Lucas Lima; Fernando Russi e Renatinho (Anderson Preto). Técnico - Claudemir Peixoto.
Taboão da Serra - Lucas; José Góes, Guilherme, Johnny e Marcelo Lima; Maurício (Anderson), Thiago Silva, Éder e Juliano (Vinícius); Leandrinho e Sandro (Paulo Alexandre). Técnico - Sérgio Ferreira.
Ocorrências - cartões amarelos para Cauê, Cazone (terceiro) e Dieguinho (IN); Guilherme e Leandrinho (TA).



*** Fotos Mário Roberto - Gazeta de Limeira

Um comentário:

  1. VAIII LEÃOOOOO!!!!
    Não estou mais em Limeira mas sou leonino e acaba acompanhando a grandiosa Inter de Limeira pelo seu blog, parabens pela matéria!!!
    Obs. Ainda bem que queimou a lingua...rs

    ResponderExcluir