Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Curiosidades do dia: 30 de julho

1916 – Internacional venceu o Grêmio por 6 a 1 pelo Campeonato Gaúcho. O jogo foi disputado no estádio dos Eucaliptos e foi o de nº 8 entre as duas equipes. Os seis gols do time colorado foram marcados pelo ponta esquerda Vares.

1930 – Uruguai venceu a Argentina por 4 a 2 pela Copa do Mundo. Com esta vitória o Uruguai sagrou-se campeão do Mundo. Em segundo ficou a Argentina, em terceiro os Estados Unidos e em quarto a Iugoslávia. O artilheiro deste mundial foi o argentino Stábile, com 8 gols.

1930 – Santos venceu a Seleção da França por 6 a 1. O jogo foi disputado na Vila Belmiro. Com esta vitória o Santos foi o primeiro clube brasileiro a golear uma seleção estrangeira. Como a França retornava da Copa disputada no Uruguai, resolveu parar em Santos e fazer um amistoso com o Peixe, mas parece que a idéia não foi muito boa.

1966 – Inglaterra sagrou-se campeã Mundial ao vencer a Alemanha. No tempo normal a partida terminou empatada em 2 a 2. Mas a prorrogação permitiria aos ingleses marcar mais dois gols e ficar com a Taça, sendo que o terceiro gol inglês, deu muita confusão, pois os alemães diziam que a bola não havia entrado, mas o bandeirinha confirmou o gol. Em terceiro lugar ficou Portugal e em quarto a União Soviética.

1976 – Cruzeiro sagrou-se campeão da Taça Libertadores da América ao vencer o River Plate da Argentina por 3 a 2.

1978 – Estréia de Nelson Piquet na Fórmula 1.

1989 – Brasil venceu a Venezuela por 4 a 0 em sua estréia nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990, disputada na Itália. O jogo foi disputado em Caracas e os gols foram anotados por Bebeto (2), Romário e Branco.

1995 – Palmeiras e Corinthians empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi disputado em Ribeirão Preto e o gol corinthiano foi marcado por Marcelinho, enquanto que o gol do alviverde foi marcado por Nilson. Este foi o primeiro jogo da decisão do Paulistão daquele ano. O segundo jogo e decisivo aconteceu uma semana depois, ou seja, dia 6 de agosto.

2000 – Rubens Barrichello venceu o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Alemanha. Esta foi a primeira vitória do Rubinho na modalidade.

*** Informações do historiador José Carlos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário