Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Morre o mestre Armando Nogueira


Fui acordado hoje pela manhã pelo meu amigo Kina com uma notícia que me deixou bastante triste. Faleceu às 7h no Rio de Janeiro vítima de um câncer no cérebro, aos 83 anos de idade, o ícone do jornalismo esportivo em minha opinião. Estou falando do mestre Armando Nogueira, o mais categorizado de todos que já conheci. Calmo, sereno, inteligente, atencioso, um verdadeiro cavalheiro.

Armando Nogueira foi criador do "Jornal Nacional". Nascido em Xapuri, no Acre, Nogueira se mudou para o Rio de Janeiro aos 17 anos e estudou Direito. Seu primeiro emprego como jornalista foi em 1950, na editoria de esportes do "Diário Carioca", onde trabalhou por 13 anos. Foi repórter, redator e colunista.

Segundo informações da Folhaonline, trabalhou ainda na "Revista Manchete", como redator-principal, e na revista "O Cruzeiro", foi repórter fotográfico. Em 1959, entrou para o "Jornal do Brasil", onde foi redator e colunista. Lá, de 1961 a 1973, assinou a coluna diária "Na Grande Área". Como repórter, fez a cobertura de todas as Copas do Mundo a partir de 1954 e de todos os Jogos Olímpicos desde 1980.

Começou no telejornalismo em 1959, na antiga TV-Rio. De 1966 a 1990 foi diretor da Central Globo de Jornalismo da Rede Globo de Televisão, onde dirigia também a Divisão de Esportes. Em sua passagem pela Globo, Nogueira foi responsável pela implantação dos programas jornalísticos em rede nacional e pela criação dos programas "Jornal Nacional" e "Globo Repórter". O jornalista ainda trabalhou na TV Bandeirantes, no SporTV e na rádio CBN. Descanse em paz mestre dos mestres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário