Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Lutador de taekwondo de Limeira espera entrar para a seleção brasileira este ano


A temporada 2010 promete ser decisiva na carreira de Leandro Camilo dos Santos, de 28 anos. Nascido em Osvaldo Cruz em 29/05/1981, mas morando em Limeira desde os 10 anos, o lutador tem como principal objetivo entrar na seleção brasileira de taekwondo.

Seu técnico Cláudio Vítor Lima de Souza, que o revelou, garante que o competidor reúne todas as características necessárias para o sucesso na modalidade. "Ele é rápido, técnico e esforçado. Vamos torcer muito para que ele alcance seus objetivos", comentou.

Filho de Josias Nunes dos Santos e Lucineiva dos Santos, Leandro começou a lutar por ser um aficcionado por filmes de artes marciais. "Eu procurei um esporte que reunisse socos e chutes. Encontrei o taekwondo", frisou.

Santos defendeu Limeira em algumas edições dos Jogos Regionais. Em 2005, foi medalha de bronze em Araras, na categoria 58 kg. Depois, esteve em Bragança Paulista e em Rio Claro. Em razão de sua boa técnica, Leandro foi convidado a treinar em Piracicaba, onde foi orientado pelo professor Frederico Mitooka, técnico da seleção brasileira universitária.

Como atendia a todos os requisitos básicos para representar o Brasil em competições oficiais, o lutador foi encaminhado a Fernando Madureira, técnico da seleção olímpica do Brasil, em Londrina, no Paraná, e considerado top de linha desse esporte. Foram mais 7 dias de avaliação até a aprovação final. Com isso, o atleta deixou Limeira e passou a morar em uma república com mais 8 lutadores, de várias partes do Brasil.

Mas não pensem vocês que é fácil estar na seleção. Leandro participou de várias competições ao longo de 2009. No mês de março, ganhou a medalha de bronze no Rio Open, disputado no Rio de Janeiro. Em abril, foi campeão da Copa Norte-Paranaense, realizado no Paraná. Em maio, disputou o Campeonato Paranaense, também subindo no lugar mais alto do pódio.

A próxima competição foi apenas em novembro. No Brasil Open de Londrina, Leandro foi o terceiro melhor. Já na Copa Paraná no mesmo mês, que valia vaga para a Copa Brasil, Santos ganhou o ouro, mas chamou a atenção da mídia após nocautear seu adversário.

O fim do ano foi decisivo na carreira do lutador. Ele precisava ganhar a Copa Brasil para disputar uma seletiva no Rio de Janeiro e desta forma, lutar por uma vaga na seleção brasileira. Leandro ficou em terceiro lugar e viu seu sonho ser adiado para este ano. "Foi difícil aceitar. Treinei muito em 2009, mas não sou de baixar a cabeça e estarei ainda mas experiente em 2010", comentou.

Persistente, o atleta de Limeira terá que passar pelo mesmo caminho até chegar em novembro, e quem sabe desta vez, conseguir uma vaga entre os melhores competidores do nosso país. "Estou focado principalmente nos três campeonatos mais importantes que disputarei nesta temporada, que são o Brasil Open, o Brasileiro e a Copa Brasil. Se eu ficar entre os dois primeiros colocados, e tenho chance para isso, estarei na seleção, atingindo meu grande sonho", comentou.

Entre suas metas para o futuro estão o Pan-Americano de 2011, o Mundial Militar de 2011 e os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. "Não sou de ficar sonhando. Penso por etapas e agora meu objetivo é fazer parte do grupo brasileiro", completou.
*** Foto - Renato Silva

Um comentário:

  1. óó meu professor de TAEKWONDO ai.o Claúdio ele é o melhor professor de TAEKWONDO que eu ja vi .

    ResponderExcluir