Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"Washington Day" me deixou emocionado


A diretoria do Fluminense está de parabéns. A homenagem feita ao eterno Washington, ontem no Maracanã, foi simplesmente emocionante. O torcedor do time carioca já anda sensível com a reação fantástica de sua equipe, que não perde há 12 jogos e pode escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, e ainda vê um ídolo entrando em campo com o time em uma cadeira de rodas. Não teve um torcedor sequer que não derramou lágrimas. Para coroar tudo isso, o Fluminense ainda ganhou do Atlético/PR por 2 a 1. Foi um dia inesquecível.

A ideia de ajudar Washington, que partiu de um sócio, teve aprovação da diretoria do clube. Sensibilizado, Fred aceitou ser o garoto propaganda da campanha para ajudar o ex-craque. Além de leiloar uma camisa autografada por todo o elenco em seu blog oficial, o atacante também se colocou à disposição para divulgar o dia solidário, denominado "Washington Day". Urnas foram colocadas no Maracanã para que os torcedores pudessem dar sua contribuição.

Washington, que marcou história nas Laranjeiras ao formar o lendário casal 20 ao lado de Assis, na década de 80, foi um dos responsáveis pela conquista do tricampeonato estadual em 83, 84 e 85, além do título brasileiro de 84. Washington não era um primor na parte técnica, mas fazia muito bem o trabalho de pivô, servindo a Assis e a Romerito.

Vinte e seis anos depois de chegar às Laranjeiras, o ex-jogador, hoje com 49 anos, enfrenta uma situação bastante delicada. Washington César Santos, nascido em Valença, na Bahia (03/01/1960), sofre com a Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença degenerativa que afeta os movimentos, o sistema respiratório e a fala. Há quase três anos, ele luta contra a enfermidade, que não tem cura.

Apesar de contar com assistência médica, atenção dos familiares e medicamentos repassados pelo Governo do Paraná, Washington vai precisar em breve de dois equipamentos para melhorar sua respiração. Um deles custa R$ 80 mil.

Jornalista está leiloando camisa do ex-craque

Comovido com o estado de saúde de um ídolo de infância, o jornalista João Márcio Júnior, também morador da capital paranaense, visitou o ex-jogador e decidiu dar sua parcela de contribuição. Comprou uma camisa do Fluminense, pediu que Washington a assinasse e organizou um leilão na internet. O pregão vai até o próximo dia 25 e os interessados podem dar seus lances no site http://www.joaomarciojr.blogspot.com/

Washington jogou no Galícia/BA, Corinthians, Operário/MS, Internacional/RS, Atlético/PR, Fluminense, Guarani, Botafogo, União São João, Desportiva/ES, Santa Cruz, Figueiras (POR), Fortaleza e Foz de Iguaçu/PR.

Foi campeão gaúcho 1981, campeão paranaense 82, campeão carioca 83, 84, 85 (Fluminense) e 90 (Botafogo), campeão brasileiro 84, campeão capixaba 92, campeão pernambucano 93 e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 87 (seleção brasileira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário