Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Quando foi sede, Inter de Limeira sempre fez bom papel na Copa São Paulo


Esta semana aconteceu a confirmação de Limeira como sede da Copa São Paulo de Futebol Juniores.
A cidade foi aceita pelo bom papel que o time Sub-20 vem fazendo no Campeonato Paulista da categoria e principalmente, pelo interesse do Grupo Gestor, liderado pelo Dr Ailton Oliveira, que reformou todo o Estádio Major José Levy Sobrinho para receber a competição, incluindo até a colocação de um elevador, evitando que os profissionais de imprensa subam os 75 degraus do primeiro andar até as cabines.
Recorri aos meus arquivos e puxei as participações da Internacional na Copa São Paulo. O "Leãozinho" foi sede em duas ocasiões e em ambas chegou as finais, levando uma média de 5 mil torcedores por jogo no Major Levy.
A melhor participação foi em 2003, quando a equipe limeirense terminou em terceiro lugar, vencendo meu Vasco da Gama nos pênaltis, após empate por 2 a 2.
A Inter só não foi finalista naquele ano porque cruzou com o Palmeiras nas semifinais e o jogo foi disputado no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André. O "Verdinho" tinha em seu elenco os jogadores Alceu, Diego Souza e Vágner Love entre os destaques e o placar foi de 7 a 1, ainda por cima de virada, já que Tutti abriu o placar. Eu estava no plantão da Rádio Eduicadora e Silva Júnior narrou.
O Palmeiras só não foi campeão porque perdeu nos pênaltis para o próprio Santo André. Esse jogo foi polêmico, pois o centroavante do Ramalhão era Nunes, o mesmo de hoje. Ele imitou um "porquinho" e irritou os torcedores palestrinos.
Lembre como foram os jogos
Na primeira fase de 2003, a Inter caiu em um grupo com Auto Esporte/PB, América/RN e Corinthians. Na estreia, o time comandado pelo técnico João Paulo venceu por 3 a 1. Foi no dia 05/10 e os gols marcados por Jacaré, Tutti e Valdson.
Na rodada seguinte, goleada sobre o América/RN por 5 a 2, em 08/01, gols de Valdson, Tutti, Dickson e Fabinho (2). A vaga para a segunda fase foi decidida contra o Corinthians, em 12/01. O "Leãozinho" deu um show de bola e Valdson deitou e rolou para cima de Betão, hoje no Dínamo de Kiev. Vitória da Inter por 2 a 1, dois gols do artilheiro Valdson.
Com a vaga assegurada para a segunda fase, a Inter continuou jogando no Limeirão. O primeiro mata-mata foi contra o Juventus da Capital. A Inter não tomou conhecimento, goleando por 5 a 1, impecavelmente e diante de 12 mil torcedores, gols de Valdson, Dickson, Tutti e Fabinho (2).
Com moral, a equipe limeirense jogou novamente em casa, desta vez com o Avaí, de Santa Catarina. Em um jogo dramático e decidido no último minuto, a Inter venceu por 3 a 2, de virada, gols de Fabinho, Tutti e Valdson. O árbitro foi meu amigo Renato Fazanaro Canadinho.
Foi então que o alvinegro cruzou com o Palmeira e aí não teve jeito.
Um dos titulares da Inter era o saudoso zagueiro Max, que infelizmente morreu durante um treino do Botafogo em Ribeirão Preto, por problemas cardíacos.
O time base da Inter era: Kleber; Bruno, Max, João Paulo e Dickson; Onaga, Jacaré, Rafael e Tutti; Fabinho e Valdson. Esse mesmo time foi campeão Sub-20 do Campeonato Paulista ao vencer o Paulista, em Jundiaí, por 1 a 0, gol de Fabinho, único título da curta passagem da RI Sports Brazil em Limeira.
Pena que no mesmo ano a Internacional foi rebaixada para a Série A-2 no profissional, tendo vencido apenas 1 jogo, que foi do Juventus, no Limeirão, por 5 a 2. O time tinha os dinossauros Válber, Nenem e Silas. Ave Maria!



Inter foi eliminada na primeira fase no ano seguinte
No ano seguinte a Inter não foi bem, sendo eliminada ainda na primeira fase da Copa São Paulo, jogando em São Vicente. Eu estava em férias e assisti os três jogos ao lado da minha noiva Daniele.
O "Leãozinho" que tinha praticamente o mesmo time, com exceção de Valdson, não conseguiu vencer Botafogo/RJ, São Vicente e Avaí, voltando para casa mais cedo. Foi uma decepção muito grande para mim.
De bom apenas o fato de o técnico Pintado aproveitar vários jogadores para o Campeonato Paulista da Série A-2, entre eles Bruno, João Paulo, Onaga, Tutti, Jacaré e Fabinho. O Leão foi o campeão da A-2 com uma campanha impecável e apenas uma vaga em jogo.
Última participãção do "Leãozinho" foi em 2006
A última participação leonina na copinha foi em 2006, também como sede. Na primeira fase a Inter teve como adversários Botafogo/PB. Iraty e Palmeiras. Na primeira rodada em 04/01, vitória contra o Botafogo por 2 a 0, gols de Péricles e Jefferson.
Em seguida, empate suado com o Iraty em 07/01. A Inter perdia por 4 a 3 quando o lateral Éder marcou um golaço em uma cobrança de falta aos 44 minutos do 2º tempo. O mesmo Éder que veio a defender o São Paulo, porém não teve sucesso.
Na última partida da primeira fase, em 11/01, diante do Palmeiras, do centroavante Beto e do lateral Ilsinho, vitória leonina por 2 a 1, gols de Adi e Caio Fernandes. Foi uma delícia. Vibrei como uma criança que tinha ganhado o primeiro presente.
A Inter, que tinha como técnico Dirceu Maluza, continuou jogando no Limeirão e passou pelo Santos no primeiro mata-mata. Diante de 8 mil torcedores, vitória por 2 a 0, gols de Éder e Adi (foto da comemoração com a torcida no jogo contra o Santos).
Foi nesse dia que cheguei para narrar pela Educadora e minha cabine, a de número 7 do Limeirão, tinha sido invadida pela Rede Vida. Discuti uns 40 minutos com os câmeras até o Fabrine e sua trupe tirar todos os apetrechos de lá. Não abri mão de narrar ali. Passei um nervoso aquele dia.
Bom, voltamos ao futebol e a eliminação veio em 17/01, com a derrota para o Coritiba, de Keirrison e Pedro Ken, por 3 a 2, gols de Adi e Éder. Foi uma pena, pois a Inter jogou bem melhor que o Coxa e não mereceu perder.
O time base da Inter nesta competição era: Olegário; Éder, Róbson, Valtinho e Péricles; Caio Fernandes, Rafael, Thiago e Caio Mendes; Adi e Jefferson. Deste time, o técnico Pintado, que comandou a Inter na Série A-2 de 2006, aproveitou apenas Éder, Adi e Jefferson.
Agora vem 2010 e com ele a esperança de mais uma boa participação dos meninos do Dr Ailton Oliveira, medalha de ouro nos Jogos Regionais de Atibaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário