Pesquisar este blog

sábado, 31 de outubro de 2009

NBB começa hoje, sem a Winner


Como dói em mim ver e escrever sobre os preparativos na rodada inaugural do Novo Basquete Brasil e não ver o nome da Winner/Limeira entre os participantes. Mas se Deus quiser na terceira edição ela voltará com força total, afinal de contas, a equipe limeirense foi a melhor paulista colocada no ano passado, quando foi eliminada pelo Joinville por 3 a 1, nos play-offs. Até hoje eu acho que se fosse para o quinto jogo em Joinville, daria Winner. Em breve, novidades do time.

Mudanças para a segunda edição
O 1.º NBB estreou em janeiro e acabou em junho, com vitória do Flamengo sobre o Brasília. Após a temporada de estreia, a Liga Nacional reavaliou o torneio e decidiu fazer modificações. Primeiro, alongou o tempo de disputa do campeonato, que durará oito meses e só terminará em maio de 2010. Competições internacionais - como a Liga Sul-Americana, com o Minas já no quadrangular final - e estaduais serão disputadas alternadamente.

A forma de classificação para os playoffs também foi mudada. No campeonato passado, os oito melhores da primeira fase seguiam diretamente para a disputa do título.

Agora, apenas os quatro primeiros da etapa inicial avançam às quartas de final. Oito times - entre a 5.ª e a 12.ª posições - vão disputar as quatro vagas restantes (5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º).

A 2.ª edição do NBB tem um clube a menos em relação à edição de estreia: são 14 brigando pelo título nacional masculino. As duas piores equipes do torneio farão um playoff com campeão e vice da Copa Brasil.

Os dois primeiros estarão garantidos na terceira edição do torneio, em 2010. Caso os dois perdedores sejam os times que fizeram parte da edição deste ano, ficarão uma temporada inativos. O NBB é organizado pela LNB, em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobrás e Spalding.

Mais detalhes do regulamento:

Pelo novo regulamento, apenas os quatro primeiros colocados têm vaga garantida nas quartas-de-final. A partir de 8 de abril, as equipes colocadas da quinta à 12ª posições disputarão um classificatório para definir as quatro vagas remanescentes, com os seguintes cruzamentos: 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º.

Todos os playoffs serão definidos em melhor-de-cinco jogos. As quartas-de-final começam dia 21 de abril. As semifinais têm início em 4 de maio e a final, no dia 17 do mesmo mês.

CONFIRA COMO FICARAM AS EQUIPES

FLAMENGO

Atual campeão e com os mesmos problemas financeiros de sempre, o Flamengo não tem conseguido manter a condição de time vencedor. Seu capitão Marcelinho Machado por exemplo, anda desequilibrado psicologicamente. O ala foi expulso na final do torneio amistoso Ciser 50 anos em Joinville e desqualificado em um jogo importante da Sul-Americana, onde o Mengão foi eliminado na primeira fase, para a surpresa de todos. O principal reforço para a temporada é o versátil Guilherme Teichmann, campeão paulista com a Winner. O que pode atrapalhar é a falta de um pivô cinco. Desde a ida de Rafael Baby para o Paulistano, Coloneze, Alírio e Wagner não deram conta do recado.

Time base: Hélio, Duda, Marcelinho Machado, Guilherme Teichmman e Coloneze (Jéfferson William), técnico - Paulo Chupeta.

UNIVERSO/BRASÍLIA

Depois de ser eliminado na primeira fase do Campeonato Sul-Americana, Brasília, atual vice-campeã da NBA, volta suas atenções para o Brasileiro. Reforçado pelo armador Nezinho (ex-Winner) - (foto) e Guilherme Giovanonni, a equipe do técnico Lula Ferreira se credencia novamente ao título. Depois de sete temporadas no basquete europeu, Giovanonni retornou em grande estilo ao Brasil. Ele foi o cestinha do grupo A da Liga Sul-Americana com média superior a 26 pontos por jogo e chega para disputar o status de estrela da competição com o flamenguista Marcelinho.

Time base: Valtinho, Nezinho, Arthur, Guilherme Giovanonni e Estevam, técnico Lula Ferreira.

PITÁGORAS/MINAS

Terceiro colocado na edição passada, o Pitágoras/Minas é um dos fortes candidatos ao título. Além do NBB 2009/10, o time mineiro, que tem o co-patrocínio da CVC e da Catalão Volkswagen, está no Quadrangular Final da Liga Sul-Americana, lembrando que a equipe minastenista sediou o Grupo 2 desta competição continental. Entre os reforços está o pivô William Drudi, ex-Franca. O pivô Murilo renovou seu contrato e permanece no elenco. O americano Smith também chegou, mas não deve estrear hoje, pois está com problemas em sua documentação.

Time base: Sucatzky, William Drudi, Luiz Felipe, Jeffries e Murilo, técnico – Flávio Daves.

JOINVILLE

Depois de ficar na quarta colocação na primeira temporada, o Joinville, do técnico Alberto Bial, se reforçou com o ala-armador Audrei (ex-Univates), o ala-pivô João Victor e o pivô Marcão. A base do ano passado foi mantida, com destaque para o pivô Shilton, líder em rebotes no último campeonato com média de 11,9 por partida, além do armador Manteiguinha, melhor nos arremessos de 3 pontos. Joinville eliminou a Winner no primeiro mata-mata de 2008/09 por 3 a 1.

Time base: Manteiguinha, Audrei, Sobral, João Victor e Shilton, técnico - Alberto Bial.

VIVO/FRANCA

Esse é um daqueles times que dispensa comentários. Qualquer competição que entra, Franca é sempre favorita, ainda mais agora, que reforços de peso chegaram. Na edição passada, Hélio Rubens Garcia sofreu com a ausência de bons pivôs e ainda por cima perdeu Deivisson por contusão. De uma só vez ele pediu a diretoria contratou Ricardo Probst, ex-Pitágoras Minas e David, ex-Universo Brasília. Além deles, trouxe o armador Vítor Benitez, ex-Rio Claro e Pinheiros e um excepcional arremessador dos 3 pontos. Para completar, contratou dois americanos, entre eles o bom Tony. Do time vide-campeão paulista foram mantidos Helinho, Rogério e Márcio Dornelles, além do promissor Cauê Borges, filho do técnico Chuí de Araraquara.

Time base: Helinho, Rogério, Tony, Ricardo Probst e Márcio Dornelles, técnico – Hélio Rubens Garcia.

PAULISTANO

O clima anda conturbado no Paulistano, que disputa o Campeonato Paulista. O técnico João Marcelo tem dificuldades para extrair o melhor do seu elenco e chegou a afastar o ala Dedé por indisciplina. Depois de uma campanha modesta no NBB do ano passado, o time da capital se reforçou com o armador Betinho e o ala Edu, que foram campeões paulistas com a Winner, e o pivô Rafael Baby, que chegou para o lugar de Bruno Fiorotto, que foi para o Tenerife da Espanha. Baby foi campeão com o Flamengo e promete ser o principal jogador defensivo da temporada. Além deles chegaram André Bambu, ex-Lupo/Araraquara e Felipe, ex-Franca. Destaque para o armador Fernando Penna, terceiro no ranking de assistências, com média de 6,69 por partida.

Time base: Fernando Penna, Dedé, Edu, André Bambu e Rafael Baby, técnico João Marcelo.

PINHEIROS

O técnico Cláudio Mortari formou uma verdadeira seleção no Pinheiros, após as chegadas do ala Shamell, ex-gatilho da Winner/Limeira e do ala Diego, ex-Brasília e destaque na seleção brasileira. Além deles, chegou o pivô Luís Fernando, também ex-Winner. O time ainda conseguiu manter o ala Olivinha, que no Paulista teve médias de 25,3 pontos e 11,3 rebotes por jogo. No ano passado o Pinheiros foi eliminado nas oitavas-de-final pelo campeão Flamengo.

Time base: Thiago, Diego, Shamell, Olivinha e Morro, técnico Claudio Mortari.

SÃO JOSÉ

O bom trabalho que vem sendo realizado dentro do Campeonato Paulista deixa o São José otimista quanto a sua participação no NBB. A Águia do Vale quer deixar de ser “saco de pancadas” no Brasileiro para disputar os play-offs. Pensando nisso, o técnico Régis Marrelli pediu e a diretoria atendeu. Entre os reforços estão quase um time inteiro. Chegaram para o Paulista o ala Renato Lamas, capitão na conquista da Winner no último Paulista, o ala Di, parceiro de Renato, além do armador limeirense Fúlvio. Para completar, o São José ganhou e muito com a chegada de Matheuzinho, ex-Franca.

Time base: Renato Lamas, Fúlvio, Paulão, Matheuzinho e Fabrício, técnico – Régis Marrelli.

BAURU

Bauru foi a grande surpresa da temporada passada do NBB, terminando na sexta colocação - foi eliminado pelo Pitágoras/Minas -, a frente de Franca, Pinheiros e Paulistano. O técnico Guerrinha confia no americano Larry Taylor para conseguir bons resultados este ano. O armador ainda ganhou um companheiro de peso para a temporada: o também americano Jefferson Agba, que vem do Boston College, do Chile, onde teve médias de 20,67 pontos e 12,76 rebotes por jogo. Outros reforços são o ala-pivô Eddy, ex-Saldanha da Gama e o armador Luis Felipe Soriani. O ala Fischer, campeão do concurso de 3 pontos no ano passado, permanece, o mesmo acontecendo com Alex.

Time base: Larry, Fischer, Alex, Eddy e Renato, técnico Guerrinha

ARARAQUARA

A principal novidade no Lupo é a mudança de cor. Graças a parceria com o Palmeiras, o time de Araraquara adotou o verde em seu uniforme. O objetivo é melhor a colocação do campeonato passado, quando foi apenas o 12º colocado. Para o lugar do pivô Lucas Tischer que foi para Assis, a diretoria agiu rápido e trouxe Deivisson, vice-campeão paulista com Franca. A armação das jogadas é o ponto forte do elenco comandado pelo técnico Chuí. O jovem Neto e o experiente Arnaldinho, ex-Winner, farão um trabalho de revezamento, cada qual podendo atuar como ala. O time ainda conta com o limeirense Caio Souza, exímio arremessador dos 3 pontos.

Time base: Neto, Arnaldinho, Brown, Marcão e Deivisson, técnico Chuí.

ASSIS

O técnico Marco Antônio Agga continua estressado, mas esse é o seu perfil. Talvez ele tenha mais calma com o elenco que montou para o Paulista e para o NBB. Suas apostas recaem sobre os americanos John Thomas e Mark Borders, responsáveis diretos pela reação fulminante do time assisense dentro do Paulista. Boa notícia é o retorno do pivô Rodrigo Bahia, recuperado de contusão. Ele pode alternar na defesa com Lucas Tischer, que estava em Araraquara. Outra boa opção de ataque é o ala Otávio.

Time base: John Thomas, Mark Borders, Lucas Tischer, Ricardo Gianecchini e Otávio, técnico – Marco Antônio Agga.

LONDRINA

O experiente técnico Ênio Vecchi apostou na contratação do armador americano Leonard Mosley, de 27 anos, que, segundo Vecchi, tem a capacidade de conduzir a bola com segurança e dar ao time uma enorme contribuição com sua experiência. O jogador vem da equipe da NCAA Santa Barbara, da Califórnia. Atual campeão paranaense, o time do Londrina contratou reforços para disputar o NBB, são eles o lateral Fernando Alvim (ex-Flamengo e Winner), o pivô Adriano Machado (ex-Joinville) e o armador Bernardo (ex- Minas).

Time base: Leonard Mosley, Adriano Machado, Fernando Alvim, Bernardo e Caio, técnico – Ênio Vechhi.

CETAF/ES

O torcedor pediu e a diretoria atendeu. Agora o Cetaf (Centro de Treinamento Arremessando para o Futuro) passará a se chamar Vila Velha/Cetaf. O elenco contará nesta temporada com dois americanos e uma tábua defensiva mais alta. O homem forte do time continua sendo o ex-ala e hoje técnico Luiz Felipe Azevedo. Os dois americanos contratados são Tramaine Stevens e Magen McNeil. Desfalque certo é o promissor Felipinho, filho do técnico, que ainda se recupera de uma grave lesão no joelho que o afastou da fase final do NBB. O Vilha Velha/Cetaf tem em seu elenco o ala limeirense Alexandre, ex-Casa Branca.

Time base: Alexandre, McNeil, Bruno, Ralfi e Manuil

SALDANHA DA GAMA

O Guaraná Antarctica chegou para patrocinar o Saldanha da Gama, último colocado na temporada passada. A Aracruz, então patrocinadora, deixou o clube. Agora, com uma empresa grande apoiando, o técnico Aldo Machado Júnior pôde montar um elenco mais forte. Entre os reforços está o cubano Amiel, que deixou o rival Cetaf. Suas médias em 2008/09 eram de 18,5 pontos e 6,1 rebotes. Outros reforços são o armador Daniel Kaçamba, ex-Rio Claro e o ala-pivô Costa, outro ex-Cetaf. Por outro lado, Aldo perdeu o cestinha do time na temporada passada. O ala-pivô Eddy foi para Bauru.

Time base: Rafinha, Daniel Kaçamba, Costa, Amiel e Roberto, técnico Aldo Machado Júnior.

1ª Rodada:

10h

Pinheiros x Universo/Brasília
11h

Joinville x Londrina

Flamengo x CETAF/ES

São José x Saldanha da Gama

Paulistano x Pitágoras/Minas

Araraquara x Bauru

Vivo/Franca x Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário