Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Hulk mereceu ser convocado


Não sou de ficar escondendo minhas preferências, pelo contrário, gosto de expô-las. Não gostei quando Dunga foi escolhido pelo presidente Ricardo Teixeira como técnico da seleção brasileira. Esperava que o nome de Vanderlei Luxemburgo fosse o indicado.

Mas hoje ele vem provando que tem condição de ser o nosso técnico para a Copa do Mundo da África do Sul.Na convocação desta manhã, achei que Dunga que foi correto ao dar uma oportunidade aos jogadores Michel Bastos, Fábio Aurélio, Carlos Eduardo e Hulk, que estão arrebentando em seus clubes no futebol europeu.

Hulk foi o que mais mereceu

Dos quatro convocados, Hulk é o nome que mais me agradou. Givanildo Vieira de Sousa, o Hulk, ganhou esse apelido por ser forte e ter cara de mal. Com 1m80 e 75 kg, o atacante é principal jogador do Porto de Portugal, sendo decisivo na maioria das partidas.

O apelido surgiu quando defendia o Verdy Tokyo, do Japão, onde fez 37 gols em 43 jogos.Foi comprado pelo Porto em julho do ano passado por 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 14 milhões atuais), ou 50% dos direitos econômicos, que pertencem ao Rentistas, do Uruguai - time embrião do empresário Juan Figer.

Sua multa atual é estimada em 100 milhões de euros (cerca de R$ 256 milhões), acertada em agosto deste ano, quando renovou contrato por quatro temporadas.

Michel Bastos pode ser um coringa

Michel Bastos apareceu para o futebol mundial defendendo o Figueirense como lateral-esquerdo, marcando gols maravilhosos e apoiando o ataque o tempo todo. Mas vem atuando como meio-campista em seu novo clube, o Lyon da França, que o comprou após os 14 gols que marcou pelo Lille na temporada passada.

Ele comentou agora pouco que recebeu a notícia do seu pai Argeu Bastos e que não se importa com a posição que atuará, pois seu objetivo é disputar a Copa do Mundo de 2010.

A chance está aí, pois André Santos vem caindo de produção não só na seleção como no Fenerbahce e por isso acabou nem sendo chamado. Pode até ser que André Santos fique fora do Mundial, o que para mim não será surpresa nenhuma.

Michel Bastos também defendeu o Esporte Clube Pelotas, Atlético/PR, Feyenoord (Holanda), Excelsior (Holanda) e Grêmio.

Carlos Eduardo é o novo Robinho

Carlos Eduardo tem apenas 22 anos e o mesmo estilo de Robinho, ou seja, tem o chamado futebol moleque. Ele estava concentrado com o Hoffenheim da Alemanha para a partida contra o Koblenz pelas oitavas de final da Copa da Alemanha, quando recebeu a grata notícia.

Formado nas categorias de base do Grêmio, Carlos Eduardo defendeu o Brasil nas categorias inferiores, mas nunca havia sido convocado para a seleção principal. Carlos Eduardo é o camisa 10 do Hoffenheim, time que ocupa a sexta colocação no Campeonato Alemão.

Fábio Aurélio ganhará seu espaço
Para completar, Fábio Aurélio vive um grande momento no Liverpool.Ele iniciou sua carreira no São Paulo atuando como lateral. Em 2000, transferiu-se para a Espanha indo atuar no Valência, clube que atuou por cinco temporadas. Em junho de 2006 foi vendido ao Liverpool.

Pela seleção brasileira atuou 13 vezes. Participou da equipe olímpica em Sydney em 2000. É um jogador talentoso que também me agrada.

Destaques do Brasil não foram chamados

Dunga já havia afirmado que não convocaria jogadores que atuam no Brasil para não desfalcar as equipes que disputam a reta final do Campeonato Brasileiro. Sendo assim, o goleiro Vitor, o zagueiro Miranda, os meio-campistas Sandro e Diego Souza e os atacantes Adriano e Diego Tardelli, que estiveram na última lista, desta vez não foram chamados.

A partida contra a Inglaterra está marcada para o dia 14 de novembro, no Khalifa International Stadium, em Doha, no Qatar. O jogo contra Omã será no dia 17 de novembro, em Mascate, capital do país do Oriente Médio.

O último jogo da seleção brasileira foi o empate sem gols contra a Venezuela, no dia 14, em Campo Grande, pelas última rodada das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

O resultado fez o time brasileiro terminar na primeira colocação do qualificatório, com 34 pontos, seguido pelo Paraguai, com 33.

Confira a lista de convocados por Dunga:

Goleiros

Júlio César (Inter de Milão-ITA)
Doni (Roma-ITA)

Laterais

Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Maicon (Inter de Milão-ITA)
Michel Bastos (Lyon-FRA)
Fábio Aurélio (Liverpool-ING)

Zagueiros

Juan (Roma-ITA)
Luisão (Benfica-POR)
Naldo (Werder Bremen-ALE)
Lúcio (Inter de Milão-ITA)

Meio-campistas

Felipe Melo (Juventus-ITA)
Josué (Wolfsburg-ALE)
Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE)
Júlio Baptista (Roma-ITA)
Alex (Spartak Moscou-RUS)
Elano (Galatasaray-TUR)
Lucas (Liverpool-ING)
Ramires (Benfica-POR)
Kaká (Real Madrid-ESP)
Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)

Atacantes

Robinho (Manchester City-ING)
Luis Fabiano (Sevilla-ESP)
Nilmar (Villarreal-ESP)
Hulk (Porto-POR)

Um comentário:

  1. Pena que a Seleção Brasileira se tornou uma Seleção de jogadores que jogam na Europa. Temos craques que estão arrebentando em nossos campeonatos e que mereceriam muito mais um chance do Dunga do que os que jogam no exterior e que depois do jogo nem voltarão para o Brasil..... Isso é lamentável!!!!!!!

    ResponderExcluir